Profissionais de Educação Física auxiliam na formação de cidadãos saudáveis e ativos

Saúde
01/09/2021 13h00

Seja ao ar livre, nas academias ou escolas, o profissional de Educação Física tem papel importante na construção de pessoas mais saudáveis e ativas. Na capital sergipana, a partir Programa Academia da Cidade, esses profissionais promovem mais qualidade de vida através de exercícios dinâmicos, adaptando-os ao perfil dos alunos. E neste 1º de setembro, quando se celebra o Dia do Profissional de Educação Física, a Prefeitura de Aracaju homenageia esses trabalhadores.

E o reconhecimento parte também dos alunos, que além de comemorarem a retomada das aulas presenciais de alguns dos polos do Programa, não poupam elogios quando falam da importância da Academia da Cidade na vida deles.

Maria Ivanete dos Santos, 58 anos, é aluna do Polo Maracaju e faz questão de comparecer às aulas realizadas na praça do bairro 18 do Forte. “Participo do polo há seis anos, e é um programa que me faz muito bem. Não quero sair daqui por nada. Faz bem para a minha saúde e minha autoestima. Os professores são maravilhosos. Esse programa é nota dez”, elogiou.

“Não existe coisa melhor que esse programa e os professores. Estão todos de parabéns. É a saúde pública cuidando da comunidade”, ressaltou a aluna Solange Gomes Alves, 54 anos.

Atualmente, dez professores e seis estagiários administram as aulas dos polos que já retomaram as aulas presenciais, e João Victor é um deles. Estagiário do Polo Maracaju, ele explica como as aulas são planejadas.

“Nós trabalhamos a mobilidade, exercícios localizados de membros inferiores e posteriores, além dos aeróbicos. Semanalmente, os alunos passam por uma avaliação de acordo com o exercício proposto. É um programa de suma importância, pois atinge as mais diversas idades e públicos, promove a interação social e ajuda os alunos a sair do sedentarismo”, resumiu.

O professor Ivo Soares, também do polo Maracaju, salienta que a prática de atividade física tem um reflexo positivo na saúde física e mental, principalmente diante do período mais intenso da pandemia, que limitou a interação social e mudou a rotina de todos.

“Por conta da necessidade de isolamento social, no pico da pandemia, as aulas presenciais nos polos foram suspensas e isso afetou a rotina dos alunos. A ideia das lives reaproximou mais eles das aulas, mesmo sendo um contato virtual. Mas nosso papel, enquanto profissional de Educação Física, também envolve essa capacidade de adaptação, sempre pensando na melhor proposta de atividade para os alunos, utilizando os recursos disponíveis e incentivando-os a manter uma rotina saudável”, destacou.

Ivo explica que, para participar dos polos é preciso fazer a inscrição e, após, o aluno passa por uma anamnese antes de iniciar as atividades. “Havendo necessidade, ele é encaminhado ao médico da UBS. É um trabalho gratificante e nos fazemos presentes no dia a dia dos alunos, uma relação que vai além das práticas corporais e dos exercícios físicos”, diz.

Polos reabertos
Diante do cenário de queda nos números de casos e óbitos, assim como o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19, as aulas presenciais nos polos estão sendo retomadas gradativamente.

As aulas acontecem em espaços abertos, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. Até o momento, foram reabertos os polos Augusto Franco, Maracaju, Santa Maria, Sol Nascente, Santos Dumont, América e Centro de Criatividade. Neste mês de setembro será a vez do polo do Orlando Dantas retomar as atividades presenciais.

“Estamos avaliando cada polo, priorizando os que têm condições de receber os alunos em locais abertos. O retorno vem sendo gradativo porque precisamos ter segurança e ofertar o serviço com qualidade e toda estrutura necessária”, explica a responsável técnica do PAC, Aline Guimarães.