UBSs do Inácio Barbosa e do Santos Dumont retomaram atendimento geral nesta quarta, 1º

Saúde
01/09/2021 15h45

A partir desta quarta-feira, 1º, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e José Machado de Souza (Santos Dumont) retomam o atendimento à população em geral.

A retomada dos serviços convencionais teve como base os últimos dados epidemiológicos levantados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que demonstram uma queda de 87% dos novos casos confirmados de covid-19 na capital nas duas últimas semanas.

Além dessa queda no número de novos casos, o município também registra queda de 56% na positividade dos exames em 14 dias. Para a média de internamento, a redução é de 49,46%, e no número de óbitos, comparando com o mês de julho, a queda é de 78,66%.

“Dentro do plano de enfrentamento ao coronavírus adotamos essa estratégia de atendimento exclusivo em algumas UBSs para evitar aglomerações e superlotação em unidades de urgência e emergência. Mas diante dessa queda acentuada nos índices da pandemia, na cidade, conseguimos reorganizar nossos fluxos sem deixar a população desassistida. Agora, podemos voltar a desenvolver os serviços regulares aos usuários desses bairros, onde o atendimento estava exclusivo para covid”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

A senhora Gelenilde Santana soube da retomada do serviço e foi até a UBS José Machado, que é a unidade a qual seu pai está vinculado. “Aproveitei que estava visitando-o e vim até a unidade para colocar no sistema os exames dele. Achei ótimo esse retorno”, disse.

Síndromes gripais

Enquanto funcionavam como unidades referência para casos de síndromes gripais, as UBSs Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa) e José Machado de Souza (Santos Dumont) realizaram 196.387 atendimentos, sendo 100.621 na unidade da zona Norte, e 95.766 na da zona Sul.

Com a retomada dessas UBSs para o atendimento geral da população, continuam atendendo exclusivamente casos de síndromes gripais e suspeitos de covid-19 a UBS Lauro Dantas (Bugio), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e as urgências municipais nos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, abertas em regime de plantão 24 horas.

TestAju

Além desse atendimento, a Secretaria Municipal da Saúde segue ofertando o programa TestAju, que realiza testes rápidos e RT-PCR (cotonete) em pessoas assintomáticas. A ação, executada às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h, acontece em espaços públicos e unidades pré-definidas.

Nesta quarta-feira, 1º, o programa estará nas UBSs Osvaldo Leite (Santa Maria) e Roberto Paixão (17 de Março). Na sexta-feira, 3, os testes serão feitos nas UBSs Renato Mazze Lucas e João Oliveira Sobral, ambas no bairro Santos Dumont.