Prefeitura apresenta portaria de retorno às aulas presenciais aos gestores escolares

Educação
01/09/2021 17h30

As aulas presenciais na rede municipal de ensino, na capital sergipana, estão previstas para serem retomadas no próximo dia 13 de setembro. Visando alinhar as estratégias no combate à covid -19 e oferecer um ambiente seguro a todos, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu nesta quarta-feira, 1º, todos os diretores escolares em uma reunião virtual e apresentou o conteúdo da Portaria nº 139, de 30 de agosto de 2021.
 
Esta portaria, assinada pela secretária municipal da Educação de Aracaju, professora Maria Cecília Leite, está publicada no Diário Oficial do Município (edição de 31 de agosto) e dispõe sobre diretrizes operacionais a serem adotadas no retorno às atividades educacionais presenciais nas unidades de ensino.

"Este é um momento de diálogo e de construções sobre o retorno das atividades pedagógicas presenciais, algo que já estamos fazendo há muitos meses. Nessa reunião de hoje, temos o objetivo de construir de forma conclusiva a apresentação da portaria e afinar este diálogo com os gestores escolares", explica a secretária Maria Cecília.

Para a elaboração da portaria, foram considerados decretos municipais vigentes, pareceres e resoluções do Conselho Nacional da Educação (CNE) e do Conselho Municipal de Educação de Aracaju. Entre os pontos abordados no documento, estão as orientações sanitárias e pedagógicas que constam nos documentos emitidos pela Semed, garantindo o bem-estar físico, mental e social dos estudantes, professores, gestores escolares e demais trabalhadores que desempenham suas atividades nas unidades de ensino.

Aberta ao diálogo, a reunião também discutiu escalonamento de alunos, novos formatos de entrega para os kits de alimentação escolar, a edição de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Prova Saeb), e o retorno de projetos como Pega Visão, voltado para adolescentes dos anos final do Ensino Fundamental.

Planejamento
Nos últimos meses, a Semed vem promovendo uma série de reuniões, ações e formações para o planejamento de retorno às aulas presenciais. Já foram disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para distribuição aos alunos de todas as 74 unidades escolares da rede.

Além disso, a Secretaria realizou adequações da estrutura física e uma série de encontros voltados a todos os funcionários das escolas. Com recursos municipais do Prefin e federais do PDDE Emergencial, as escolas também adquiriram diversos itens que contribuem com o combate à disseminação do coronavírus.