Parceria entre Prefeitura e Sebrae fortalece produção audiovisual com websérie no AjuPlay

Cultura
01/09/2021 17h50

Sob a luz artística de uma das obras do artista plástico sergipano José Fernandes, estampada na parede da sala de reuniões do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE), nasceu mais uma parceria de viés cultural, articulada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). As instituições firmaram acordo para disponibilizar, através do streaming cultural AjuPlay, uma websérie de 20 episódios que une humor e proposta pedagógica, com olhar para o empreendedorismo.

A série foi produzia por um corpo de 17 profissionais sergipanos, entre atores, diretor de fotografia e iluminação, técnico de captação de som, auxiliares de produção, produtora executiva, diretor, cinegrafista, roteirista, maquiadora e making off. Intitulada "Negócios à Parte", a série será lançada neste início do mês de setembro, com episódios semanais disponibilizados no streaming AjuPlay, da Prefeitura de Aracaju.

O acordo foi firmado entre o presidente da Funcaju, Luciano Correia, o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado, em reunião realizada nesta quarta-feira, 1º, com a presenta de parte da equipe de artistas e técnicos que trabalharam na produção da websérie.

“O aporte desse conteúdo no AjuPlay é muito importante, primeiro porque diversifica o nosso conteúdo ofertado, e principalmente porque fortalece ainda mais as políticas do audiovisual, não só para conteúdos estritamente lúdicos, mas também com a pegada pedagógica, com uma linha de humor também. Essa parceria estreita mais ainda a relação da Prefeitura de Aracaju com o Sebrae, agora precisamente com a Funcaju. Acho que temos muito a trocar em termo de experiência e de aprender, porque o Sebrae ensina o Brasil inteiro a fazer as coisas da melhor maneira possível. É isso que nos interessa e por isso a importância dessa parceria com o Sebrae”, destaca Luciano Correia.

Para o superintendente do Sebrae, o espaço disponibilizado pela Funcaju no streaming cultural será fundamental para difusão do trabalho desenvolvido. “Nós entendemos que a produção de conteúdo para se colocar nas mídias digitais é de fundamental importância, hoje, no sentido da comunicação, no sentido de criar uma narrativa acessível, numa linguagem clara, para orientar os empreendedores com relação ao seu sonho, com as construções que desejam nos seus negócios. O Sebrae está cada vez mais interessado em estar presente nesse ambiente e parceiros como a Funcaju são fundamentais, ofertando seus espaços para que a gente possa divulgar a cultura empreendedora, chegando a toda área cultural da cidade de Aracaju”, explica Paulo do Eirado.

Negócios à Parte
Com um corpo produtivo extremamente técnico, a websérie representou um fomento importante para agentes culturais durante a pandemia, como ressalta o ator e produtor de elenco Saulo Duque.

“A oportunidade desse trabalho foi muito importante, justamente por causa da pandemia, quando o setor da arte e do audiovisual foi bastante atingido. Nesse período tivemos que buscar se ajudar, fizemos campanhas de comida, de utensílios. Quando tivemos essa oportunidade de reunir vários atores, fazer uma seletiva bem legal, foi muito importante, deu um novo gás, das pessoas voltarem a exercer suas próprias funções, e a arte é isso, um chamado”, diz.

Quem também se sente contemplado é o operador Cristiano Andrade. Para ele, o setor de eventos, na pandemia, assim como outros setores, foi um dos mais impactados, por ser o primeiro a para.

"70% dos profissionais que trabalham com evento são freelancer, não têm renda fixa, vivem daquele dinheiro que tá ganhando ali na hora. Então esse projeto foi um fomento importante, assim como a Lei Aldir Blanc, onde eu fui contemplado pela Funcaju, e só tenho a agradecer a quem criou essa lei e a forma como ela foi executada”, destaca o profissional.

A série Negócios à Parte está em fase final de produção e começará a ser exibida já neste mês de setembro, com disponibilização através do endereço eletrônico www.ajuplay.com.br. Com toque de humor e episódios avulsos, a websérie propõe estimular o olhar empreendedor de uma maneira descontraída para diversos perfis.