Prefeitura firma acordo de cooperação para ampliação do porte de arma para guardas municipais

Guarda Municipal
02/09/2021 19h58

A Prefeitura de Aracaju firmou nesta quinta-feira, 2, na sede da Polícia Federal em Sergipe, o novo acordo de cooperação técnica que prevê a concessão de autorização de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Entre outras questões, o acordo prevê a liberação para uso de novos armamentos, antes restritos.

O termo foi assinado pelo superintendente da PF, delegado Juner Caldeira e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, representado no ato da formalização pelo diretor geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.

"Capitaneados pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania temos trabalhado para atualizar nossa instituição. A partir de agora, o acordo de cooperação técnica terá a duração de 10 anos, antes eram cinco. Além disso, agora há a previsão legal de equiparmos nosso efetivo com armas mais modernas e de maior calibre, como tem sido feito entre as principais Guardas Municipais ao redor do país", afirma Mendonça.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, enaltece os benefícios proporcionados por esse acordo aos aracajuanos. "Agradecemos ao superintendente da Polícia Federal, que deu agilidade a esse processo. Que a Guarda Municipal de Aracaju e a Polícia Federal possam firmar, sempre, boas parcerias em prol da sociedade aracajuana, da melhoria da segurança da população, entendendo o papel fundamental da GMA, que é reforçado a partir desse acordo de cooperação técnica", frisou.

O acordo prevê ainda a realização de estágio de qualificação profissional em armamento e tiro com o mínimo anual de 80 horas para todos os guardiões, incrementando assim o calendário de formação continuada já implementado pela corporação.

Para o delegado Juner Caldeira, as medidas adotadas no convênio beneficiarão toda a sociedade aracajuana e qualificam ainda mais a GMA para o combate à criminalidade no pós-pandemia. "Está previsto na celebração do acordo de cooperação técnica um plano de trabalho onde está descriminado um cronograma de atividades. Dentre eles, vários treinamentos pelos quais passarão os guardas municipais de Aracaju. Isso dará um incremento na qualidade técnica e profissional que culminará numa maior resposta no combate à criminalidade em nossa cidade", explicou.

O delegado acrescentou que a aproximação com diversos órgãos tem sido um guia desde que tomou posse como superintendente da PF em Sergipe. "Começamos com a Polícia Rodoviária Federal e agora com a Guarda Municipal. Esse foi nosso primeiro acordo de cooperação e pretendemos fazer outros e é evidente que o resultado vai ser muito maior para a sociedade, uma vez que os órgãos poderão realizar uma troca de informações e obtenção de informações de Inteligência para o combate às diversas formas de criminalidade", enfatiza.

Já para o delegado Nilton César, responsável pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm) em Sergipe, o convênio e a parceria entre os órgãos é um anseio não apenas das instituições, mas de toda a sociedade. "Esse convênio firmado hoje é muito importante para a população aracajuana. Afinal, a Guarda Municipal bem treinada e bem equipada é um anseio de toda a sociedade, pois no final de tudo, a sociedade é quem se beneficia diretamente com a melhoria do serviço ofertado pelos órgãos de segurança pública".