Prefeitura reabre biblioteca neste sábado com feirinha criativa e programação musical e literária

Cultura
03/09/2021 11h40

O processo de retomada das atividades em unidades culturais de Aracaju dá mais um passo importante neste próximo sábado, 4, desta vez na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira. Administrada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a biblioteca reabre as portas para o público com um festival cultural que une feirinha criativa, exposição fotográfica, programação literária e musical.

O sábado terá sete horas de programação cultural na área externa da biblioteca, com acesso gratuito, porém controlado, em decorrência das medidas sanitárias para evitar a contaminação pela covid-19. O uso de máscara, itens de higiene como álcool em gel e cumprimento do distanciamento social são indispensáveis para o público presente.

A Feirinha da Gambiarra preparou uma edição especial para a tarde deste sábado, com dez expositores, fomentando a economia criativa da capital sergipana. A programação também inclui exposição fotográfica da artista Hortência Barreto, lançamento de livros de poesia, com rodas de discussão, interatividade e programação musical, com apresentações de Mayra Félix, Alex Sant’Anna e DJ Versianni. Todos os trabalhos são oriundos dos editais executados pela Funcaju, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Implantada no conjunto Augusto Franco, desde 2004, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira fica localizada na praça Major Edeltrudes Teles, no final de linha, bairro Farolândia. A unidade foi fechada em decorrência da crise sanitária e sua reabertura é possível graças ao avanço da imunização contra a covid-19, em Aracaju, e a consequente queda do número de casos de contaminação e óbito decorrentes da doença provocada pelo vírus; a unidade passou por reparos estruturais e higienização.

Após o evento, a Biblioteca retoma suas atividades diárias com atendimento ao público a partir da próxima quarta-feira, dia 8, das 8h às 17h.

Confira a programação:
Sábado, 4
14h às 21h - Feirinha da Gambiarra (Feirinha Criativa com 10 expositores);
14h às 21h - Exposição de Fotografias de Hortência Barreto;
14h às 15h - Lançamento dos livros de poesia: O amor são tontas coisas de Michel de Oliveira e Flor de hospital de Tatiana Hora Alves de Lima;
15h às 16h - Roda de Conversa Poesia Performada Nas Ruas de Aracaju: Uma Prática Anticolonial com Débora Arruda dos Santos;
18h às 21h - Programação musical: Mayra Félix, Alex Sant’Anna, DJ Versianni.