Escolas municipais demonstram aos pais de alunos organização para volta às aulas

Educação
03/09/2021 16h30

Durante os últimos meses, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem mantido o foco no objetivo de garantir o retorno às atividades presenciais de maneira segura para todos. Com a previsão de retorno para o próximo dia 13, as unidades de ensino têm promovido reuniões presenciais e visitas dos pais às escolas para que se certifiquem do cumprimento das medidas de biossegurança.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no bairro Mosqueiro, de forma escalonada, os pais e responsáveis estão indo à unidade para conferir de perto a organização que a unidade está adotando. Os pais das crianças da creche, por exemplo, estão recebendo a carteirinha de identificação do aluno que sinaliza os dias em que deve ser levado para a escola.

Cerca de 35 pais de alunos da creche compareceram à reunião presencial. Até a próxima semana, a escola espera receber cerca de 150 pais e responsáveis no prédio da unidade. “Estamos explicando sobre como será o horário de entrada e saída, sobre a responsabilidade em estar no horário certo para evitar aglomeração, sobre não mandar brinquedos de casa. Tiramos todas as dúvidas dos pais presentes e eles puderam atestar que a escola pensou em todas as estratégias possíveis para garantir este retorno seguro”, explica a coordenadora pedagógica da Emef, Jaqueline Oliveira.

Na Emef Diomédes Santos Silva, no bairro Santa Maria, as reuniões aconteceram de forma escalonada durante toda esta semana, atendendo pais e responsáveis por alunos do 1º ao 5º ano e seguem até a semana que vem, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos. A diretora da Emef, Nélida Dantas, explica que após conhecerem as medidas de segurança adotadas pela unidade, os pais estão optando pelo ensino presencial. 

"Estamos explicando como será o rodízio de alunos e porque será necessário fazer isso. Também estamos detalhando como será a questão de horários de entrada e de saída, da hora do lanche, do transporte escolar. Queremos que os pais se sintam pertencentes a este processo de retorno e que participem dele", conta Nélida.
 
Aproveitando o encontro, a escola também está distribuindo para os pais os kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), adquiridos pela Prefeitura de Aracaju com recursos do Programa Saúde na Escola (PSE).

"Por sentirem mais segurança, muitos pais que haviam optado pela continuidade do ensino remoto, agora estão trocando para o ensino presencial. Já com os kits entregues, as crianças já poderão vir com suas máscaras e garrafinhas individuais. E vendo a organização da escola, as pias portáteis, os totens para álcool, máquina de desinfecção e todos os itens de segurança coletiva, os pais estão se sentindo mais seguros", observa a diretora.