Mesmo com baixa incidência de chuva na capital, Prefeitura mantém monitoramento

Defesa Civil
15/09/2021 09h20

A Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em atenção para a instabilidade climática indicada, na última segunda-feira, 13, pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Apesar do baixo volume de chuva, registrado até o início da manhã desta quarta-feira, 15, a Defesa Civil, que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora a as condições climáticas, com especial atenção às áreas de risco.

"A chuva registrada, até o momento, vem ocorrendo de forma leve e isolada. Não tivemos ocorrências registradas através do número emergencial 199, em decorrência de chuva. Permanecemos monitorando e em alerta aos chamados da população", destacou o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado.

Segundo o coordenador, nesta primeira quinzena do mês de setembro o acumulado de chuva soma 28 milímetros (mm). "É um período em que, tipicamente, não há volume expressivo de chuva. Ainda assim, mantemos o trabalho de monitoramento em toda a cidade", frisou.

Para receber o auxílio da Defesa Civil, diante de situações de possíveis riscos, a população pode acionar o órgão por meio do serviço emergencial 199, que funciona 24 horas.

Serviço de Alerta - 40199

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativos de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.