Prefeitura promove ação alusiva ao Setembro Amarelo voltada a servidores da Fundat

Formação para o Trabalho
15/09/2021 19h50

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira, 15, uma ação alusiva ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, com os servidores e colaboradores na Fundat.

Aproveitando o espaço e as oportunidades que a campanha do Setembro Amarelo traz, a Fundat, junto com as pastas da Assistência Social e da Saúde, realizou uma ação dinâmica de reflexão e partilha com os servidores, na qual foram expostas situações reais de suicídios, além de casos que puderam ser evitados.
 
Os colaboradores foram divididos em grupos para que todos pudessem ter tempo e espaço para falar. Durante as sessões, foram colocados em pauta assuntos de importância para a sociedade, como a terapia, a empatia com o próximo, a necessidade de redes de apoio e os ambientes que fazem bem para a saúde mental e autoestima.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, esteve presente na ação e acredita que a abordagem seja de importância, também entendendo que faz parte do processo de mudança organizacional da Fundação.

“Nossa intenção é gerar uma mudança na cultura organizacional da Fundação. Inicialmente, começamos um ciclo de palestras e dinâmicas e, agora, com esta ação. Eu acho muita importante o que propusemos hoje porque, às vezes, a gente não consegue enxergar do nosso lado uma pessoa que está lutando com seus problemas internamente. Então, todos os setores vão passar por essa dinâmica e a ideia é que essas reflexões e conhecimentos perdurem para além do mês de setembro”, ressalta Edivaneide.

Foram convidadas para mediar e compartilhar um pouco de suas experiências as psicólogas Milena Rocha, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e Danielle Ribeiro, da SMS. As profissionais foram responsáveis por introduzir o objetivo e a origem da campanha do Setembro Amarelo para os presentes na ação. 

“Nosso objetivo, nesse momento de sensibilização, é tocar realmente não só o funcionário, mas sim, ele como pessoa e como cidadão multiplicador dessa campanha para que a gente possa difundir mesmo as consequências, sensibilizar, difundir esse momento de perspectiva de mudança interna e da gente propor uma ajuda ao outro. A assistência vem na questão de colocar também pros funcionários, aqui da Fundat, que a Assistência tem serviços que visa identificar essas situações, que acompanha as famílias e fazer os encaminhamentos necessários”, explica Milena.

Para Danielle, é importante, também, a divulgação dos serviços oferecidos pelos órgãos governamentais, direcionar para que as pessoas saibam onde achar o apoio. “Tanto nos serviços físicos, tanto na saúde, nas unidades básicas, quanto nos Caps, mas também no serviço de atendimento remoto do plantão psicológico, uma ferramenta muito importante que foi criada na pandemia. Então, acho que isso também deve ser divulgado para os servidores, isso é muito importante, para que, junto com o fortalecimento das políticas públicas, consigamos alcançar mais pessoas que estejam precisando dos serviços e que possam, em algum momento, estar passando por sofrimento”, afirma a psicóloga.

A colaboradora da Fundat, Renata Santos, ressalta que o evento foi proveitoso para si e seus colegas de trabalho. “Eu espero que isso seja estendido, não só para setembro, mas durante o ano todo porque é muito bom trabalhar para que a nossa autoestima melhore, pois, muitas vezes, as pessoas necessitam de uma palavra e não têm, e pode vir de seu colega de trabalho que está ao lado. É isso que a gente quer trazer, pelo menos pra esse setembro amarelo”, contou a colaboradora.