Aracaju inicia imunização de nova faixa etária e vacina mais 10.139 pessoas nesta quinta, 16

Agência Aracaju de Notícias
16/09/2021 20h00

A cada remessa de vacina que chega à capital, a Prefeitura de Aracaju, de pronto, inicia uma nova etapa da campanha de imunização contra a covid-19. Nesta quinta-feira, 16, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o calendário foi marcado pelo começo da vacinação dos adolescentes de 16 anos, sem comorbidades, e pela continuidade da aplicação da segunda dose, além da repescagem para os adultos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante.

Com isso, Aracaju totalizou 467.237 pessoas vacinadas, o que representa 81,98% da população geral. Somente no dia de hoje, mais 10.139 pessoas foram contempladas. No balanço, 3.437 pessoas receberam a primeira dose, 6.588 foram vacinadas com a segunda e outras 114 pessoas idosas receberam a dose de reforço, que está sendo administrada para quem recebeu a D2 até 31 de março. 

A população de 16 anos de idade tem até o próximo dia 23 para receber a primeira dose da vacina e, para isso, conta com sete pontos fixos e o drive-thru montado no Parque da Sementeira, ponto para o qual ter acesso é necessário se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código autorizativo. No local, a vacinação acontece das 8h às 17h.

Já nos sete pontos fixos, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome dos pais. São estes: Estação Cidadania (Bugio); UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA).  Nos pontos, a imunização ocorre das 8h às 16h.

Quem compareceu no primeiro dia de abertura da nova faixa etária foi carregado de emoção e de familiares esperançosos, como Kauê Richard que foi com o irmão de 13 anos e a mãe, Rosângela Soares, que não controlou as lágrimas. 

“Passar por essa pandemia sem ter tido a doença é um alívio muito grande e, hoje, poder ver meu filho sendo vacinado é motivo de muito agradecimento. Infelizmente, muita gente não teve essa oportunidade, foram muitas vidas perdidas, então, tudo isso emociona e nos toca muito”, ressalta Rosângela.

“Achávamos, até, que esse momento fosse demorar mais um pouco, mas, ainda bem que tive a oportunidade de ser vacinado. Agora, espero que muitas outras pessoas mais novas possam ser vacinadas, também, e, em breve, essa pandemia tenha fim”, conta Kauê. 

 Acompanhada pelos dois irmãos mais velhos, Lívia Rodrigues lembrou das vidas perdidas para a doença. 

“É muito triste acompanhar a morte das pessoas para essa doença, então, de alguma forma, ter a oportunidade de ser vacinada é motivo de esperança. O desejo é que mais e mais pessoas se conscientizem sobre a importância de se vacinar para que possamos sair da pandemia”, frisa Lívia. 

Junto à avó, Ana Beatriz foi logo cedo para o ponto de vacinação e se disse mais tranquila, após receber a primeira dose. 

“Moro numa casa com muita gente, então, a gente se preocupava muito. Agora, só meus priminhos mais novos ainda não tomaram a vacina, mas esperamos que logo sejam vacinados, também. Tive covid-19, logo no início da pandemia, apenas sintomas leves, mas muita gente não teve a mesma sorte, por isso, essa vacina é muito importante, para que mais vidas não sejam perdidas”, pontua Ana. 

Segunda dose

Nesta quinta-feira, 16, também foi iniciada uma nova antecipação da segunda dose de Pfizer. Quem precisa completar o esquema vacinal até 30 de setembro pode procurar um dos pontos de vacinação. 

A dose dois de Pfizer está disponível no drive do Parque da Sementeira e no drive do 28 BC, das 8h às 17h (não precisa apresentar código); Igreja Universal, UBS Santa Terezinha; Uninassau; Unit; e Estação Cidadania, todos os dias, das 8h às 16h.  

Para receber a segunda dose, é preciso apresentar cartão de vacinação (obrigatório), documento com foto e comprovante de residência de Aracaju.

Já a segunda dose de AstraZeneca continua disponível para quem precisa completar o ciclo vacinal até 22 de setembro. Os pontos são: UBSs Augusto Franco, Roberto Paixão (17 de Março), Cândida Alves (Industrial) e Marx de Carvalho (Ponto Novo); Igreja Universal (ao lado do terminal do D.I.A.); Universidade Tiradentes (Unit); Externato São Francisco (Suíssa) e nos drives do Parque da Sementeira (Farolândia) e do Quartel do 28 BC (18 do Forte).

Para esse público, também há particularidades nos dias e horários. Todos os pontos funcionarão das 8h às 16h, com exceção dos drive-thrus, que funcionam das 8h às 17h. E a UBS Roberto Paixão (17 de Março) só estará aberta para aplicação de D2 da AstraZeneca de segunda a sexta-feira, de 13 a 17 de setembro.

A segunda dose de CoronaVac continua sendo administrada no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h.

Dona Maria Anunciada Silva, de 55 anos, saiu do bairro Areia Branca para se vacinar no conjunto Augusto Franco. Por volta das 6h, saiu de casa para chegar cedo ao ponto de vacinação. 

“Estava ansiosa para tomar a segunda dose e, hoje, me senti mais tranquila, depois de ser imunizada. Fico muito alegre em ver tantas pessoas sendo vacinadas e espero que quem já pode se vacinar e ainda não foi se conscientize porque só a vacina pode salvar vidas”, destaca Maria. 

Repescagem
Ao mesmo tempo em que avança na vacinação dos adolescentes, a Prefeitura de Aracaju manterá ativa a repescagem para os adultos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Para este público, a vacinação acontece no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, das 8h às 16h. No local, também está sendo realizada a imunização de gestantes, puérperas e lactantes. Não é necessário se cadastrar, bastando apenas levar documento de identificação com foto e CPF e comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada.