Saúde de Aracaju reforça cuidados preventivos na Semana Nacional de Trânsito 2021

Saúde
16/09/2021 15h20

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontecerá de 18 a 25 deste mês. Tradicionalmente, a Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho intersetorial de diversos órgãos, intensifica as ações de educação e saúde neste período com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de uma mudança de comportamento no trânsito e reduzir os índices de acidentes de trânsito. 

No trabalho desenvolvido pela Saúde de Aracaju, a equipe que compõe o Programa Vida no Trânsito (PVT) coleta as notificações de acidentes de trânsitos na capital, levantamento que favorece e norteia a elaboração de ações e estratégias no trabalho de prevenção. Ao longo do ano, são realizadas ações de educação para o trânsito, fiscalização e infraestrutura por órgãos que fazem gestão de segurança no trânsito na capital.

De acordo com a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva/SMS), Lidiane Gonçalves, a integração desses órgãos no planejamento e execução das ações de prevenção de acidentes de trânsito é fundamental. O Programa Vida no Trânsito colabora nesse processo.

“Temos o desafio de realizar o planejamento integrado entre as políticas de saúde e de mobilidade urbana, o que significa um trabalho voltado não apenas no âmbito do comportamento humano individual, que causam muitos acidentes que poderiam ser evitados, mas também nas responsabilidades do Estado, e do poder público. A saúde vem tendo um olhar mais ampliado, para além do tratamento de doenças, com prevenção e promoção da saúde”, explica Lidiane.

PVT
O Programa Vida no Trânsito (PVT) elabora, anualmente, o Boletim Epidemiológico com informações sobre os acidentes de trânsito fatais ocorridos na capital, para que esses dados possam subsidiar gestores no fortalecimento de políticas públicas de prevenção de lesões e mortes no trânsito. O próximo Boletim está com lançamento previsto para o mês de novembro.

Além da Secretaria da Saúde, também integram o Programa Vida no Trânsito a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Secretaria Estadual de Saúde (SES); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);  o Conselho Municipal de Saúde (CMS);  a Universidade Federal de Sergipe (UFS); a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a Guarda Municipal de Aracaju e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pelo Centro de Estatística.

Dados
Segundo dados parciais do PVT, no ano passado, em Aracaju, a faixa etária com maior número de óbitos em acidentes de trânsito foi a de 30 a 59 anos, com 22 casos registrados. As pessoas do sexo masculino morrem mais aqui na capital, e os motociclistas continuam em primeiro lugar, seguido dos pedestres e ciclistas. Os acidentes fatais ocorreram mais nos finais de semana e no período da tarde e da madrugada. Em 2020 foram registradas 41 mortes, e em 2021, só no primeiro semestre, já foram registrados 31 óbitos.
Programação da Saúde
A SMS realizará duas programações específicas, no dia 21 e 23. “Na oportunidade, abordaremos sobre a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas, pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões no trânsito, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas, pedestres e ciclistas, devido ao crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários”, relata.

21/9 (terça-feira)
Ação: Palestra “A importância do Controle Social nas ações de trânsito do município de Aracaju” 
Local: Cras João Oliveira Sobral
Horário: 14h
Público Alvo: Conselheiros Locais de Saúde da 7ª região
Realização: SMS em parceria com SMTT

23/9 (quinta-feira)
Ação: Palestra Educativa sobre Segurança no Trânsito 
Local: Caps Vida
Horário: 9h
Público Alvo: Usuários jovens/adultos do Caps Vida
Realização: SMS em parceria com SMTT