Atuação da Prefeitura garante bem-estar e comodidade aos moradores do Bugio

Serviços Urbanos
16/09/2021 18h11

Situado na zona Oeste da cidade, o Bugio é um dos bairros mais populosos da capital. A região, que engloba diversas comunidades, a exemplo dos loteamentos Joel Nascimento, Anchietão e Beira Rio, assim como as demais localidades da capital, é contemplada regularmente pela Prefeitura de Aracaju com serviços que promovem limpeza e organização dos espaços públicos.

Para atender as demandas com celeridade, ações coordenadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) são direcionadas às ruas e avenidas do bairro, por meio de mutirões com atividades de capinação, roçagem mecanizada, varrição e recolhimento de resíduos. De acordo com a empresa municipal, o último mutirão ocorreu em julho e uma nova intervenção está programada para outubro. 

"Essas tarefas também auxiliam no combate ao Aedes aegypti, através do recolhimento de materiais favoráveis à proliferação do mosquito, a exemplo de garrafas e pneus", explica o diretor de Operações, Bruno Moraes. 

Somando-se a essas iniciativas, a gestão municipal disponibiliza para o bairro a coleta de entulho e materiais volumosos, duas vezes por semana, e a coleta do lixo domiciliar, às segundas, quartas e sextas, das 7h às 18h.  

"Por ser uma região cortada por pequenos canais e córregos, como o situado na rua B, o Bugio recebe, a cada dois meses, a limpeza manual nas cabeceiras e laterais desses locais. Igualmente importante para a manutenção do bem-estar da população, as áreas verdes e praças são assistidas com frequência. Nos últimos dias realizamos varrição e poda nas praças Zedeclias Silva Lemos e Osvaldo Mendonça, respectivamente", informa o diretor.

Já nesta quinta-feira, 16, na área do campo da Estação Cidadania, os agentes da Emsurb fizeram o gadanhamento e irrigação.

Feira Livre
Além do mercado setorial Governador Miguel Arraes, desde o dia 15 de setembro a comunidade do Bugio conta com mais uma feira livre. Oferecendo uma estrutura menor e no mesmo padrão da que já ocorre aos domingos, esta conta com 60 bancas para cereais e hortifruti, 12 balcões frigoríficos e demais estruturas que atendem as exigências sanitárias de enfrentamento a pandemia. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento da empresa.

A novidade agradou os moradores que, agora, podem realizar suas compras, com tranquilidade, também às quartas-feiras, no período da tarde.

“Meu marido costuma comprar as verduras e frutas da casa aos domingos, mas sempre acaba faltando alguma coisa. Por isso, adorei a ideia de poder adquirir mais alguns itens com calma durante a semana”, destacou a dona de casa Iraci Tavares Santos.

“Essa feira no meio da semana vai facilitar muito pra gente. Achei tudo muito bem cuidado, com o ambiente limpo, organizado e respeitando as medidas por conta do coronavírus”, apontou dona Jandira Batista de Carvalho.

Com a clientela satisfeita, os comerciantes aprovaram a nova estrutura e demonstram boas perspectivas de negócios. “Se é bom para o cliente, é bom pra mim  também. Percebi muita gente contente com essa novidade. Sem dúvida, vai melhorar para nós feirantes, pois é uma renda extra”, considerou o feirante Luiz Eduardo dos Santos, que também vende na localidade aos domingos.