Programa de Requalificação Urbana: Prefeitura realiza cursos de teatro e dança no 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
17/09/2021 19h01

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, está promovendo cursos de teatro e dança, uma das ações que integram o Projeto de Trabalho Social (PTS), iniciativa da administração municipal, acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP) da Assistência.

Ambos fazem parte do “Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro”, executado com recursos advindos do financiamento de R$ 400 milhões adquiridos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os cursos estão sendo realizados no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, localizado no bairro 17 de Março, sendo direcionado aos moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março. As aulas têm duração de três meses e crianças a partir dos 8 anos de idade podem se inscrever. 

No que diz respeito ao curso de dança, 15 vagas já foram preenchidas do total de 20 ofertadas. As vagas estarão disponíveis até serem preenchidas. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 8h às 12h no Cras Maria Diná. Ao final do curso, serão promovidas apresentações de teatro e dança no “Festival de Cultura e Arte”, evento coordenado pelo PTS, previsto para acontecer no final deste ano. 

De acordo com o psicólogo do PTS, um dos responsáveis pela realização do curso de dança, Felipe Pereira, os interessados devem se dirigir à Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), no 17 de Março, munidos de documentos originais e xerox.

“Estamos no local de segunda a sexta de 8h às 13h. É necessário trazer o RG, CPF e comprovante de residência atualizado (no mínimo três meses). Estamos atendendo o público a partir de oito anos de idade como uma maneira de também auxiliar as mães que desejam que seus filhos façam atividades. Neste mês, as aulas estão sendo realizadas às terças-feiras, mas a partir de outubro, acontecerão às terças e quintas”, detalha Felipe.

Já para o curso de teatro, as condições de participação são as mesmas, também com 20 vagas. Porém, das 20 vagas ofertadas, 11 já foram preenchidas.

Segundo a assistente social do PTS, uma das responsáveis pelo curso de teatro, Ana Flávia Oliveira, a ampliação da idade do público-alvo para oito anos foi um pedido dos moradores, fazendo com que a expectativa de preenchimento das vagas aumentasse. Antes a idade mínima era de 14 anos.

“O processo de inscrição para o curso está acontecendo desde o mês passado. Inicialmente, a idade mínima para a participação era de 14 anos. Observamos que houve uma grande demanda da comunidade para que essa idade mínima fosse reduzida, tanto para o curso de teatro como o de dança. Acreditamos que com essa redução, todas as vagas devem ser preenchidas para que as apresentações no Festival de Cultura e Arte fique ainda mais bonita“, afirma Ana Flávia.

Adesão dos usuários
No curso de dança, a contemporaneidade é a modalidade trabalhada. A ideia é incluir todo o público, independente do tipo físico, e retratar a realidade social dos usuários.

“A dança contemporânea é um estilo livre, onde podemos adaptar as diversas realidades e ofertar para todos os tipos de público, independente de tipos corporais e idades, com foco na questão social, do que as pessoas das comunidades que irão participar passam diariamente”, ressaltou a professora de dança do curso, Maria Luisa Andrade.

Para a dona de casa, Mercia Conceição Santos, participar do curso vai trazer diversos benefícios. “Vim participar do curso por conta da saúde e conhecimento. Além disso, também é importante para ter contato com outras pessoas e se adaptar melhor ao grupo. Já fiz cursos antes e acho muito importante participar”, falou.