Fundat certifica primeira turma do curso de automaquiagem para o público LGBTQIA+

Formação para o Trabalho
17/09/2021 21h15

A maquiagem é uma arte com muitas facetas que estimula a criatividade e trabalha a autoestima das pessoas. Esta foi a lição que os alunos do curso de Automaquiagem da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Prefeitura de Aracaju, vão levar para casa.
 
Esta sexta, 17, foi o último dia da primeira turma do curso de Automaquiagem, voltado para a público LGBTQIA+. Esse curso faz parte do projeto de Qualificação Profissional da Fundat para a população LGBTQIA+, realizado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH). 

O encerramento aconteceu na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) situado no conjunto Jardim Esperança, e contou com a presença da diretora de Formação Profissional da Fundação, Sandra Magna Rezende, e da coordenadora técnica do projeto, Ayris Góes, além de muita empolgação e produções dos alunos que foram certificados ao final.

Em colaboração com ONGs de atuação voltada a esse público, foi montado um cronograma de cursos que pudesse agregar e encaminhar profissionais qualificados para o mercado. Esse foi o primeiro curso dos 10 que acontecerão ao longo do ano em diferentes áreas.

A turma que começou um tanto tímida, acabou evoluindo no decorrer das aulas. Alguns já tinham certa experiência com o mundo da maquiagem e puderam aperfeiçoar suas técnicas, mas também havia alunos que chegaram sem base alguma na área e acabaram descobrindo uma nova paixão. Este foi o caso da jovem Janaí Stefanny, que chegou no curso com a ideia de que não gostava de se maquiar. 

“Eu me inscrevi, mas fiquei meio sem querer logo no começo, faltei o primeiro dia de aula. E aí minha família, minha tia e meu irmão, ficaram falando que eu tinha que vim, que seria uma oportunidade boa para o mercado de trabalho e tinha certificado, e eu vim. Gostei muito e fiz minha própria maquiagem, hoje”, conta a aluna. 

Das classes que fazem parte da sigla LGBTQIA+, o T representa as pessoas transexuais, ainda discriminadas socialmente. Contudo, a Fundat se certificou que as salas de aula fossem ambientes saudáveis e seguros para todos alunos, a exemplo da jovem cabeleireira e aluna do curso, Izabelly Andrade. 

“Eu pensei bastante se devia vir porque não é em toda área ou lugares que nós, transexuais, somos aceitas. Achei que seria um lugar com mais pessoas trans, mas eu encontrei gays e lésbicas e me dei muito bem com todos”, afirma a cabeleireira.

Esse curso também não seria possível sem o trabalho do instrutor Elisson Melo, ex-aluno da Fundat, muito elogiado pela turma durante o encerramento. O profissional acredita muito em ações como essa e se diz orgulhoso de seus alunos. Por fazer parte da comunidade, ele entende bem a diferença que oportunidades como essas fazem na vida de um jovem LGBTQIA+. 

“Eu quero reforçar minha gratidão, a minha emoção mesmo, em ver o quanto eles evoluíram de maneira rápida. Não foi uma turma tão grande, mas eles se desenvolveram tão rápido e em tão pouco tempo. Alunos que chegaram e não tinham noção nenhuma de maquiagem e hoje já estão arrasando. Ver a paixão que eu despertei neles é recompensador”, explica o instrutor.

A diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna, esteve presente na entrega dos certificados e reforçou a importância desse curso e o quanto a Fundação espera que ele seja eficiente na vida profissional de cada pessoa que concluiu a capacitação. 

“Eu estou maravilhada com a produção realizada pelos alunos, são verdadeiros talentos, muito lindos. E é isso que a Fundat quer promover cada vez mais, quer ajudar as pessoas a se destacarem e crescerem nas áreas que gostam e podendo transformar isso em renda. Espero ver todos em mais dos nossos cursos e presentes nas nossas UQP’s, nos falando que cursos e oficinas podemos trazer, pois enquanto órgão público, precisamos ouvir a população sempre”, explica a diretora.