Dia da Árvore: ação do Aracaju Mais Verde distribui centenas de mudas à população

Meio Ambiente
21/09/2021 16h00

Em alusão ao Dia Mundial da Árvore, celebrado nesta terça-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), levou o Carro da Árvore aos bairros Luzia e Ponto Novo e distribuiu centenas de mudas à comunidade local. A ação faz parte do projeto Aracaju Mais Verde, do Planejamento Estratégico da gestão municipal.

Para o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, a medida reforça a determinação da Prefeitura de construir uma cidade "mais verde". “Nós da secretaria e de outros órgãos municipais, como a Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos], temos feito nossa parte, plantando mudas em espaços públicos. Nessa ação de hoje, que celebra esse dia tão importante, fazemos isso em conjunto com toda a sociedade, para que a população possa, também, ter sua própria árvore em sua residência”, declarou.

Lemos explicou que é por meio dessa integração e sensibilização da população que se conseguirá atingir aumentar a taxa arbórea por habitante de Aracaju, uma das metas do projeto Aracaju Mais Verde. “Assim, com um compromisso sólido, firmamos um ciclo virtuoso com a arborização e a sustentabilidade da cidade”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, a proposta pode sensibilizar de forma efetiva as comunidades por meio das árvores, as quais considera um símbolo forte do meio ambiente na memória afetiva da população.

“Isso mostra a todos que é possível ter uma casa mais verde, mais amiga do meio ambiente. Muitas vezes, as pessoas querem ter o verde mais próximo e uma arborização mais efetiva no seu bairro, porém não sabem qual é a árvore mais indicada ou não têm um acesso facilitado a mudas”, explicou.

Raphaella contou, ainda, que o projeto é realizado com o acompanhamento de engenheiros florestais e de técnicos da Sema, “para que cada morador consiga cuidar efetivamente de sua árvore". A coordenadora esclareceu que, além disso, os moradores dos bairros por onde o carro passou puderam escolher entre uma muda paisagística, frutífera ou medicinal.

Apoio da comunidade
Os moradores das regiões contempladas demonstraram felicidade com o projeto, como Daniele Moraes, moradora do Luzia que considera o cuidado com as plantas algo que pode aliviar as pessoas do estresse do dia a dia.

“O desmatamento está acontecendo em todo o mundo de forma desenfreada e este é um incentivo também para as crianças, tanto que eu trouxe minha filha, que gosta muito de plantas. É uma pena que só pode levar uma muda”, disse.

Moradora do bairro Luzia, Mônica dos Anjos avaliou de maneira positiva a iniciativa da Prefeitura, “porque este é um projeto muito bom para o nosso planeta". "Estamos caindo muito, nossos biomas estão morrendo, por conta dessa crise ambiental que vivemos. Se cada cidade contribuir com a plantação de árvores, isso irá nos ajudar muito, futuramente. Só temos a agradecer por esse trabalho que está sendo feito”, enfatizou.

O secretário do Meio Ambiente fez um apelo para que todos os aracajuanos participassem de forma ativa do projeto. Ele destaca que é possível solicitar uam muda por meio da Plataforma Ajuinteligente, acessando o campo “Meio Ambiente”, por meio da aba “Solicitação”. “As pessoas também podem ir ao Parque da Sementeira, para visitar o nosso Horto Florestal, acompanhar o nosso trabalho de perto e também escolher sua muda”, esclareceu.

Plano de ação climática
Alan Lemos também ressaltou a importância do Plano de Ação Climática do Município. “A Prefeitura de Aracaju, em janeiro deste ano, aderiu à ação climática. É uma forma efetiva e proativa do governo municipal no combate às mudanças nocivas que estão acontecendo no nosso meio ambiente”, disse.

O secretário afirma que a Sema está elaborando um um estudo técnico e científico, visando estimar as emissões dos gases de efeito estufa na cidade de Aracaju, que será finalizado e publicado em 2022.

“A partir dessa estimativa, faremos um Plano de Ação Climática do Município, no qual a capital assumirá o compromisso de agir efetivamente contra a mudança climática, mitigando o efeito dos gases de efeito estufa e tendo o comprometimento de minimizar os efeitos do aumento da temperatura. Ao plantar árvores, hoje, nós estamos reforçando essa perspectiva”, destaca.