Limpeza do riacho do Cabral otimiza drenagem de localidades da zona Norte

Serviços Urbanos
22/09/2021 13h35

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju deu continuidade, nesta quarta-feira, 22, à execução do serviço de limpeza no canal do riacho do Cabral, no Jardim Centenário, zona Norte da cidade. A ação deve ser concluída nos próximos 30 dias, podendo ser estendida conforme a necessidade.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, para dar mais celeridade e efetividade à operação, a equipe técnica da empresa municipal optou, após um planejamento específico para esta localidade, por dividir os trabalhos de limpeza em duas frentes.

“Por estar interligado a outros canais da zona Norte, o riacho do Cabral recebe um fluxo muito grande de águas. Por isso, esse processo de limpeza se dá pelos métodos manual e mecanizado. No primeiro momento fizemos as vias de acesso para o nosso maquinário e, posteriormente, com o uso da escavadeira hidráulica estamos efetuando o aprofundamento e alargamento em todo o curso do canal natural para otimizar o fluxo das águas”, explicou o diretor. 

A operação minuciosa tem exigido uma atenção maior por parte da empresa municipal, que objetiva, após a conclusão do serviço, promover um melhor escoamento de canais das comunidades vizinhas, a exemplo do Tamandaré, São Carlos e Lourival Batista, além de trazer mais tranquilidade para os moradores da região. “Quanto melhor a fluidez do canal em direção ao rio, menor acúmulo de água nestes locais que se conectam a essa parte final do riacho do Cabral”, acrescentou Bruno. 

Ainda segundo ele, esta ação faz parte de um esforço que está sendo realizado em toda a cidade, buscando evitar situações que causem transtornos à população, como alagamentos. 

Outros canais
Também nesta quarta-feira, de forma manual, este serviço contemplou o canal do 17 de Março. Já a metodologia por barragem foi utilizada no canal da avenida Brasil, no bairro América, e na avenida Filadelfo Dória, no Industrial. Neste último, a limpeza contou também com o uso da minicarregadeira tipo bobcat. A manutenção na drenagem foi intensificada ainda, pelo método mecanizado, no bairro Santa Maria.