Prefeitura participa do Encontro Sergipano de Coordenadores e Trabalhadores do Cras

Assistência Social e Cidadania
23/09/2021 21h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, participou nesta quinta-feira, 23, do Encontro Sergipano de Coordenadores e Trabalhadores do Cras, junto a representantes de secretarias e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cerca de outros 25 municípios sergipanos.

O evento, realizado no bairro Atalaia, na capital sergipana, segue até esta sexta-feira, dia 24, e, de acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, é uma oportunidade de repensar a prática profissional e salientar o papel da assistência social como política pública.

“A nossa participação é de grande valia porque trocamos experiências positivas e desafiadoras. Conhecemos a forma como os demais municípios trabalham em suas gestões e estão se comportando durante a calamidade na saúde pública com a pandemia. É um momento muito rico no qual nossas técnicas dos equipamentos socioassistenciais ouviram outros profissionais acerca do desenvolvimento de seus trabalhos, os quais podem nos trazer uma contribuição, enquanto cidade de grande porte”, detalhou.

Ex-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe (Coegemas/SE), Adelvan Macedo, que já atuou na área da assistência social há cerca de 27 anos, tratou sobre o papel e serviços que compõem o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Foi feito um grande trabalho para convidá-los a participarem dessas discussões sobre o caminho em que nos encontramos na área, assim como explanar o que estamos planejando e o que queremos para o futuro da assistência social enquanto política pública no processo da garantia de direitos. É um espaço que nos traz uma grande reflexão com um debate amplo que visa a ampliar o conhecimento dos trabalhadores dos Cras do estado de Sergipe”, explicou.  

Dentre os assuntos em pauta do Encontro, estão o Suas e o processo de Proteção Social nos momentos de calamidades públicas; concepções do trabalho social com as famílias referenciadas nos Cras; reconfiguração qualificada dos processos de trabalho da gestão e dos serviços e benefícios socioassistenciais; e os desafios do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no atual cenário.

 

Além disso, o evento também abordará relatos das experiências com a operacionalização do SCFV nos territórios, suas estratégias na pandemia e seu retorno, a Lei nº 14.176 e seus critérios para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Organização da Vigilância Socioassistencial no âmbito da gestão do Suas.

Para a gerente do SCFV da Assistência Social de Aracaju, Karine Oliveira, o Serviço foi privado, devido à pandemia, da convivência comunitária e do fortalecimento de vínculos. As equipes tiveram que se reinventar para fazer o que é considerado essencial dentro do Serviço.

“Mostramos como atuamos durante todo o processo da pandemia junto às nossas equipes, os nossos momentos de capacitações, visitas técnicas e de orientações, além das experiências e intervenções diversas em Aracaju para que pudéssemos nos adequar à realidade de cada comunidade. Falamos também sobre os desafios, os ganhos que obtivemos na proximidade com os nossos usuários, do vínculo fortalecido com as famílias nesse período. É importante participar desses momentos, pois as trocas são inestimáveis para continuar sustentando e fortalecendo o Suas”, disse Karine.

Presenças

Além da secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, estiveram presentes, representando a pasta, a gerente do SCFV, Karine Oliveira; a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Cristiana Gonzales; e as coordenadoras Vilma Teixeira, do Cras Porto Dantas (Porto Dantas); Josiclécia Souza, do Cras Rosa Emília Machado (Santa Maria); Telma Maynart, do Cras Pedro Averan (Industrial); Vivian Almeida, do Cras João de Oliveira Sobral (Santos Dumont); e Luciana Dória, do Cras Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana).