Prefeitura revitaliza e preserva monumentos históricos da Orla da Atalaia

Agência Aracaju de Notícias
05/10/2021 07h10

Assim que assumiu a administração da Orla da Atalaia, em março do ano passado, a Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou os reparos mais urgentes no local, que é um dos principais cartões-postais da capital. Em julho deste ano, os serviços de revitalização, viabilizados com os recursos do +AJU Plano de Estímulo à Atividade Econômica e a Geração de Emprego e Renda, chegaram aos monumentos “Eu amo Aracaju” e Formadores da Nacionalidade.

Grande parte das pessoas que são de Aracaju ou que visitam a cidade tem, ao menos, algum registro de monumentos e esculturas firmados na capital. Como parte da paisagem urbana, esses equipamentos têm, principalmente, um valor histórico e simbolizam a cultura e o passado formador, não só de Aracaju, mas do estado e do país, por isso, a manutenção deles é tão importante e faz parte dos serviços intensificados pela Emsurb, nos últimos meses. 

“Os monumentos aos Formadores da Nacionalidade, por exemplo, estavam abandonados e não tinha iluminação, portanto, quem visitava a Orla à noite não se sentia atraído por eles para parar, admirar, fotografar. Com a revitalização, colocamos uma nova iluminação de LED em todos os monumentos. Além disso, fizemos a limpeza da oxidação, aplicação de verniz e material protetor para evitar a ação mais rápida da maresia”, detalha o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ao ressaltar, ainda, que, no local, os agentes também nivelaram o solo, fizeram a reposição da grama danificada e substituição de algumas plantas ornamentais que compõem os arranjos dos jardins.  

Conforme destacou o gestor da empresa municipal, a preocupação da Prefeitura não é só revitalizar, mas fazer a manutenção constantemente. “É uma ação continuada. Assim como outros atrativos da Orla que sempre receberão os reparos necessários e melhorias, também ocorrerá com os monumentos que são mais do que esculturas, eles representam parte da nossa história, da nossa cultura, ou mesmo do amor que temos pela nossa cidade, então, trabalhar na manutenção deles é, também, atuar para manter a nossa memória viva”, ressalta Luiz Roberto. 

Demais melhorias 
Responsável pela manutenção dos espaços públicos de Aracaju, a Emsurb iniciou, ainda em 2020, o trabalho de revitalização da Orla da Atalaia, assim que foi oficializada a transferência da gestão. De lá para cá, toda a extensão do espaço recebeu reparos que reavivaram aquilo que, por si só, já são grandes atrativos.

Inicialmente, foram priorizados os serviços nos pontos de visitação, a exemplo da Passarela do Caranguejo e entorno do Oceanário. Em seguida, no espaço Maravilhoso Mundo da Criança, com a recuperação dos brinquedos, nova pintura, reparos da rede elétrica e instalação de luminárias de LED. Também foram substituídas as lâmpadas dos refletores localizados nas pistas de skate e patinação e na área destinada aos praticantes de futevôlei.