Aracajuanos podem contribuir com sugestões para o planejamento orçamentário 2022

Planejamento e Orçamento
29/09/2021 08h31

Ter o cidadão aracajuano como agente parceiro na construção da capital sergipana tem sido uma constante na gestão municipal, e visando melhorar cada vez a qualidade dos serviços prestados, a Prefeitura de Aracaju convida a população para participar da Consulta Pública cujo objetivo é a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2022.

Neste sentido, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), responsável pela elaboração do Projeto, preparou um questionário através do qual os cidadãos aracajuanos e os segmentos da sociedade civil organizada interessados poderão contribuir com suas opiniões sobre a atuação da administração, além de sugerir ações de melhoria para a cidade. Essa contribuição servirá de subsídio ao planejamento da gestão para o exercício de 2022.

Para o preenchimento do questionário, dados de identificação, localidade e bairro onde o cidadão reside deverão ser registrados. A consulta ficará disponível até o dia 16 de outubro e, após essa data, o resultado será compilado e servirá de base para um estudo técnico que apontará as principais medidas a serem adotadas para o ano que vem. A PLOA é uma das premissas do Planejamento Estratégico, instrumento que norteia as ações da administração municipal.

PLOA
No planejamento orçamentário, o administrador deverá estimar as receitas que o Município espera arrecadar durante o ano, assim como irá fixar os gastos a serem realizados com tais recursos, por secretaria, e em diversas modalidades e formas. O Orçamento anual visa concretizar os objetivos e metas propostas no Plano Plurianual (PPA), seguindo as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).