Espetáculos teatrais e chorinho encantam público em noite de junção de projetos culturais

Cultura
30/09/2021 22h00

A parceria que deu certo se repetiu na noite desta quinta-feira, 30. Os projetos Festival de Artes Cênicas e Quinta Instrumental se uniram, novamente, para dar início a mais uma semana de programação no Centro Cultural, localizado na Praça General Valadão, no centro de Aracaju. Nesta noite, foram dois espetáculos teatrais, uma atração musical e uma sessão especial de cinema.

O primeiro encontro da noite foi com o artista Ivo Adnil, responsável pelo espetáculo de Canoa e de Rede. A apresentação ocorreu no palco montado na praça General Valadão. O espetáculo que já rodou o Brasil, em diversas turnês, literalmente envolve a plateia sob as costuras da rede lançada pelo artista, passando fileira por fileira.

Por volta das 19h, o Teatro João Costa se transformou numa sala de aula da história sergipana, através do espetáculo Mar Vermelho, de Andreson Dias. Com uma narrativa cordelista, o espetáculo narra os detalhes do ataque submarino aos navios sergipanos, na Segunda Guerra Mundial, que gerou o nome da ‘Rodovia dos Náufragos’.

A apresentação encantou o casal Gustavo Coelho e Sabrina Silvana. “Hoje eu estou matando aula para estar. Vim sem saber qual o tema das apresentações, e fiquei impressionado com as descobertas que fiz, como o nome da avenida do Náufragos. De fato um espetáculo que eu não esperava. Curti muito”, afirma Gustavo.

Silvana disse que já tinha contemplado o Festival e pretende continuar frequentando a programação no Centro Cultural. “É o segundo dia que venho. Na semana passada eu já havia me encantado. Hoje eu vim e trouxe Gustavo para conhecer, e já vi que ele adorou, então está sendo ótimo. Esse espetáculo do cordel traz uma parte da história de Sergipe que eu não conhecia”, destaca.

Ao término do espetáculo no Teatro João Costa, foi a vez da música tomar conta da noite. No palco da General Valadão, o grupo ‘Os Tabaréus’, com um chorinho recheado de autenticidade, fez pulsar mais uma edição do Quinta Instrumental. Reunindo instrumentos como bateria, baixo, violão, cavaquinho, ukelele, saxofone e trombone, os músicos apresentaram a essência do projeto que tem encantado os aracajuanos desde o seu nascimento.

Um dos entusiasmados com a apresentação musical foi Carlos Augusto. Para ele, "o projeto é um espaço bacana", em que os artistas locais podem mostrar o seu trabalho. "A gente da terra deve prestigiar os artistas e esse espaço aqui no centro da cidade. Essa é mais uma semana que venho, porque tenho adorado o Quinta Instrumental”, elogia.  

Na programação da noite ainda coube uma sessão especial de cinema na Sala de Exibição Walmir Almeida, no Centro Cultural. O filme 'A Filosofia na Alcova', dos diretores Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, finalizou mais uma noite de imersão artística na principal unidade cultural do Município.

Maratona Cultural
A programação segue nesta sexta-feira, 1º, a partir das 18h, na General Valadão, com as apresentações dos espetáculos teatrais ‘A Chegada de Lampião no Inferno’, do Grupo Raízes, ‘Sankofa’, do Coletivo HECTA, e encerra com o show de Igor Rodsi. Toda programação e cobertura você pode acompanhar no site www.maratonaculturalaju.com.br.