Prefeito e vice-prefeita participam das celebrações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
12/10/2021 19h10

O prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita Katarina Feitoza acompanharam na tarde desta terça-feira, 12, as celebrações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, no santuário que leva o nome da Santa no bairro Bugio, em Aracaju. Eles participaram da missa dirigida pelo arcebispo metropolitano Dom João José Costa. O tema das festividades católicas deste ano é "Senhora Aparecida, mãe de um povo sofrido". Nossa Senhora Aparecida é considerada a Padroeira do Brasil.

Ao participar da celebração, Edvaldo, que é devoto da Santa e entrou na igreja com a imagem, no momento da entronização da padroeira, expressou sua emoção. "É com muita alegria que retorno ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida para participar da homenagem a nossa padroeira, como faço há mais de 30 anos. Desde 2020, lutamos para combater o coronavírus, para salvar vidas, e, neste ano, especialmente agora em que avançamos com a vacinação e começamos a enxergar uma luz no fim do túnel, vir pessoalmente agradecer a Nossa Senhora pelas vitórias alcançadas, se torna ainda mais especial. Aproveito para renovar o meu pedido, para que possamos, o mais breve possível, superar a covid-19", destacou o gestor, que foi à missa acompanhado do filho, Maurício Soares.

Do mesmo modo, a vice-prefeita Katarina Feitoza ressaltou que "celebrar Nossa Senhora Aparecida em seu santuário, no Bugio, é sempre uma experiência de renovação da fé". " É muito bonito ver a devoção e a alegria da comunidade em homenageá-la, fazendo a cada ano uma celebração mais emocionante. Que possamos sempre voltar aqui para celebrar e agradecer", frisou Katarina, que participou da missa ao lado da sua mãe, Fátima Feitoza.

Durante a celebração, o arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, lembrou a importância da data para os brasileiros. "Este é um dia muito significativo, pois celebramos a Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Celebrá-la é uma graça, um presente do céu. Nossa Senhora olha bondosamente para todos nós, brasileiros. Ter uma padroeira significa ter uma intercessora diante de Deus, e é assim que Nossa Senhora se coloca em favor do nosso povo", afirmou o arcebispo.

Dozenário

As celebrações na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida ocorrem desde o dia 30 de setembro, quando foi iniciado o dozenário. Ao longo desta terça-feira, cinco missas foram realizadas no Santuário. A programação se encerrou com uma carreata pelas ruas do Bugio.

Em 2019, o prefeito Edvaldo Nogueira sancionou a lei nº 5.226/2019, que instituiu, no calendário oficial de eventos da cidade, a Semana do Dozenário de Nossa Senhora Aparecida, a se realizar no bairro Bugio, em Aracaju. A legislação atende um pleito da comunidade católica do bairro que realiza, há 37 anos, atividades religiosas alusivas ao 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil.

Responsável pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o pároco Jadilson Andrade comemorou a realização dos festejos em homenagem à padroeira. O pároco também agradeceu ao apoio dado pela Prefeitura de Aracaju às festividades. "Quero agradecer a Emurb, Emsurb, a Guarda Municipal e a SMTT por todo trabalho realizado para que a nossa festa acontecesse, com a beleza que sempre teve", disse.