Emef Laonte Gama inaugura nova sala em homenagem ao Dia do Professor

Educação
14/10/2021 19h39

Nesta quinta-feira, 14, véspera do Dia dos Professores, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da silva, localizada no bairro Santa Maria, inaugurou uma nova sala de professores. O local foi reformado e equipado para acolher bem os profissionais, contribuindo para o desenvolvimento da produtividade, da motivação dos profissionais e no relacionamento entre as pessoas que compõem a equipe.

Climatizado, o local contém mesa, microondas, geladeira, espaço para o café e um grande armário com chaves onde os docentes podem guardar seus pertences e materiais pedagógicos. A sala foi nomeada em homenagem ao professor da Laonte Gama, Glinan Feitoza Conceição, que faleceu em março de 2021, vítima da Covid-19.

“É na simplicidade das pequenas coisas que a grandiosidade pode surgir. Estamos num local intimista e aconchegante, que é mais do que meritório para cada um de nossos professores e foi feito com muito carinho e muito respeito. É a realização de um sonho antigo, que acalento desde que assumi como gestora: dotar a sala dos professores das condições necessárias para oportunizar o acolhimento, bem-estar e condições dignas para o nosso corpo docente”, afirma a diretora da Emef, Izabel Cristina.  

O professor de Ciências, Alberto Francisco, em seu discurso, agradeceu pelo novo espaço. “O que posso dizer hoje é que estou muito feliz com a organização da escola, esta sala, que hoje é condizente com o gabarito dos professores desta escola. Estava mesmo precisando de uma reforma. Está muito diferente e fico muito contente por isso.  

O investimento foi realizado através de bonificação recebida das metas firmadas pelo Compromisso de Gestão, com verbas do Programa de Repasse de Recursos Financeiros às Unidades Escolares (Prefin). Além disso, a escola realizou o revestimento das salas de aula e pintou todos os seus ambientes, implementando com palavras de otimismo e jogos lúdicos o chão do pátio.

“Agradeço muito a todos pela confiança, porque juntos somos mais fortes e nenhum é tão bom quanto todos nós juntos. Cada um com suas especificidades, somando aqui e ali e, assim, vamos somando pontos. Nos reinventamos para ensinar e aprender neste processo de pandemia e de aulas remotas, mas tiramos de letra. Apesar de alguns perrengues, tiramos um saldo positivo”, ressalta o coordenador pedagógico da Emef, Jorge Cabral.

“Sinto-me muito acolhida e percebo o compromisso de cada profissional aqui. Tivemos que nos reinventar, não só para exercer a nossa prática de ensino, mas também na nossa forma de pensar, mudando nosso mindset e, a partir dele, acompanhar os avanços tecnológicos. A figura do professor ficou ainda mais forte. Porque foi nesse momento que nos aproximamos ainda mais das famílias. Então, é muito gratificante ver este resultado e viver uma escola mais bonita e bem estruturada em todas as formas”, declara a coordenadora pedagógica da Emef, Karla Gisele.

Compromisso de Gestão

As escolas da rede municipal de ensino de Aracaju cumpriram as metas estabelecidas pelo Compromisso de Gestão e tem sido bonificadas. Este é um ato de valorização e reconhecimento da Prefeitura de Aracaju para incentivar os esforços das unidades escolares que buscam aumentar os índices de desempenho educacional na rede.

A portaria nº 097, que estabelece a bonificação, foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 17 de junho. O Compromisso de Gestão para o biênio 2019/2020 foi assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, e os gestores das 74 escolas municipais, ainda em 2019. O prêmio pode corresponder de 40% a 100% do valor do Prefin recebido pela escola.