Audiência na Areia Branca encerra rodada de discussão do Plano Diretor com a população

Agência Aracaju de Notícias
14/10/2021 21h38

Na noite desta quinta-feira, 14, a quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, foi o cenário da última audiência pública para discutir a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju com a população. O encontro contou com 225 participantes e 22 contribuições apresentadas de forma oral.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, avalia que a rodada de audiências foi uma importante jornada para ouvir sugestões, anseios e críticas da população. “A revisão do Plano Diretor envolve uma grande força-tarefa da Prefeitura, com servidores, técnicos, engenheiros, arquitetos. O ciclo de audiências públicas coroa esse trabalho, porque podemos discutir o projeto com a população”, considera.

O secretário ressalta que, como ainda estamos na pandemia, foi necessário pensar em alternativas para permitir a participação popular, por isso, desde o dia 30, quando ocorreu a audiência pública realizada no bairro Ponto Novo, a Prefeitura fez transmissões ao vivo, por meio do YouTube, com chat aberto para captar as considerações do público online, com mais de duas mil reproduções. Somente na audiência desta quinta, foram 380 acessos, com 8 minutos e 27 segundos de tempo médio de permanência. “Os comentários deixados pelos internautas também serão considerados na hora de avaliar as sugestões da população”, destaca.

Rodada de discussões

Ao todo, foram realizadas oito audiência públicas, em todas as regiões da capital. Os bairros foram agrupados em conjuntos, considerando características próprias de cada localidade.

Além de participar do projeto de revisão do Plano Diretor, Valéria Duarte, arquiteta e urbanista da Emurb, foi a responsável por apresentar a proposta à população nas audiências públicas. “Esses encontros presenciais e a participação online foram muito importantes para que a população pudesse conhecer a proposta de revisão e acrescentar novas sugestões, para que possamos finalizar a elaboração da minuta, agora com o olhar dos cidadãos aracajuanos”, comenta.

A arquiteta informa que a fase de consulta pública segue disponível pelo site aracaju.se.gov.br/pddu até esta sexta-feira,15. Por meio dela, a população pode conferir, no endereço eletrônico, o anteprojeto, mapas, demais anexos e contribuir com sugestões.

Próximo passo

Ferrari considera que as audiências públicas alcançaram o objetivo, que foi fomentar a discussão popular das propostas e reunir sugestões de ajustes e novos temas para serem acrescentados à nova versão do Plano Diretor.

“Recebemos um volume muito grande de sugestões. Agora, começamos a próxima etapa, que é avaliar todas as propostas, compilar todo esse material e acrescentar à minuta do Plano Diretor àquelas que forem tecnicamente viáveis”, explica.

A arquiteta da Emurb salienta que a equipe responsável pela análise das sugestões é composta por técnicos de diversas áreas e secretarias da Prefeitura. “É uma equipe multidisciplinar, para garantir esse olhar plural, que atenta às diversas demandas e anseios da coletividade”, reforça Valéria.

Após a análise das propostas, será redigida a versão da minuta que será apresentada ao  Conselho de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Aracaju (Condurb) e posteriormente enviada à Câmara Municipal para apreciação dos parlamentares.