Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais otimizará recursos e ações do Município

Agência Aracaju de Notícias
27/10/2021 08h00

Lançado na semana passada pela Prefeitura de Aracaju, o Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais é uma iniciativa inovadora que alia tecnologia e conhecimento territorial, receita que possibilita a otimização do emprego de recursos e ações da gestão pública.
 
Com o projeto, capitaneado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), será feito o georreferenciamento do município e essa base de informações permitirá um conhecimento mais detalhado da cidade,facilitando o planejamento. 

O georreferenciamento é a definição da forma, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico. Olhando de forma mais simples, é como a planta de uma casa que funciona, basicamente, para planejar o espaço, adequar as melhorias de acordo com o tamanho e características. Assim, também, funcionam os dados espaciais que passarão a ser utilizados pela Prefeitura. 

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, o projeto é importante "para consolidar a ideia de cidade inteligente". "A partir de voos e carros que vão circular pela cidade, iniciaremos o georreferenciamento. Todos os imóveis, todas as lagoas, rios, canais, cada espaço de Aracaju será georreferenciado, e isso é muito importante para que possamos colocar os outros elementos de inteligência da Prefeitura dentro de um único sistema e, desta forma, possamos definir onde direcionar os investimentos, possa compreender melhor onde a cidade pode crescer, onde está os problemas de trânsito, de violência e de saúde, ou seja, vai nos ajudar a traçar políticas que beneficiem o cidadão”, ressalta o gestor municipal. 

Para a execução do projeto, serão investidos cerca de R$ 12 milhões, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Primeiros passos 
Para marcar o começo da primeira etapa, será iniciada, no próximo dia 8, a construção da nova base cartográfica do município, que é justamente a captura de imagem por céu e por terra, como explica o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos. 

“Serão feitos 46 voos por uma aeronave que vai estar equipada com equipamento de captura de imagem com perfilamento a laser, uma tecnologia de última geração, e também faremos a captura de imagens no solo, com veículos que utilizarão câmeras de 360 graus. É como se a gente tivesse, por exemplo, utilizando uma plataforma comum na internet, que é o Google Street view, e isso vai nos permitir, na sequência, a construção de cadastro georreferenciado multifinalitário”, detalha Jeferson. 

Esse cadastro, ressalta o secretário, poderá ser utilizado não só pelas secretarias e órgãos municipais para planejamento de ações, mas essa base de dados também poderá ser cruzada e comparada com dados socioeconômicos, indicadores não só do município, mas externos, como por exemplo, os dados do IBGE, dando maior amplitude da realidade de Aracaju, em diversos aspectos, sejam físicos e estruturais ou sociais. 

Coordenadora de Planejamento e Geoprocessamento da Semfaz, Manuela Nascimento, salienta que todas as fases do planejamento para a execução do georreferenciamento foram vivenciadas de forma muito criteriosa, processo que já envolve diversas secretarias do Município. 

“Ao mesmo tempo em que as secretarias e órgãos necessitam dessas informações, também serão os futuros alimentadores de informação no cadastro multifinalitário que é um dos produtos que serão muito importantes para esse modelo de cidade inteligente. Portanto, enquanto o serviço de mapeamento móvel acontece, internamente iniciaremos uma articulação institucional para todas as secretarias e instituições começarem a criar uma nova cultura de geogovernança das duas informações, ou seja, não é só gerar o material, mas que ele tenha dinamismo e as fontes de informação sejam constantemente atualizadas”, frisa Manuela. 

Acesso externo 
Com a construção da base de dados, não somente a gestão pública ganha em informação para planejamento, mas todos os demais entes da sociedade. Para tanto, está previsto no projeto a criação do Geoportal Aracaju, que disponibilizará essas informações para a população geral, instituições de pesquisa, universidades e outros órgãos públicos que trabalham com planejamento. 

“A ideia é que essa infraestrutura de dados espaciais se constitua na principal fonte de informação para o planejamento do desenvolvimento da cidade, nas mais diversas esferas, contando, inclusive, com maior envolvimento da população", completa Jeferson Passos.