Aracaju Mais Verde: plantio de mudas chega ao Siqueira Campos e Santos Dumont

Meio Ambiente
21/10/2021 08h00

Nos últimos dois dias, 19 e 20, 105 novas mudas foram plantadas pela Prefeitura de Aracaju nos bairros Siqueira Campos e Santos Dumont. A ação faz parte do Projeto Aracaju Mais Verde, a partir do qual a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está plantando mais 3.500 árvores para ampliar a área verde da cidade.

Segundo o coordenador do Horto Municipal de Aracaju, Vítor Melo, a primeira etapa do plantio foi efetuada em bairros da zona Sul e da antiga Zona de Expansão. "Agora, ela está contemplando os bairros da zona Norte, onde existem praças grandes, porém, com um déficit de árvores ou árvores antigas que precisam ser substituídas”, destaca Vítor.

O projeto tem agradado moradores dos bairros contemplados, como Jane Santos, que mora no entorno da praça São José Tomaz, no Siqueira Campos. “É uma atitude muito bonita e boa para o meio ambiente, é algo que as crianças vão gostar. As árvores trazem mais lazer, mais sombra, mais vento, mais tudo”, disse.

O advogado Natan Ferreira, que também mora na região, destacou os inúmeros benefícios que uma área mais arborizada pode trazer à comunidade. "O que a gente pode ressaltar, principalmente, é a melhoria no meio ambiente, no visual da cidade e da praça. Fica um espaço mais aconchegante para a família. Em segundo lugar, isso também faz um bem climático, pois abaixa as temperaturas, fica um ar mais fresco e puro”, afirmou.

“Quando a Prefeitura traz essa linha de pensamento, ela pensa no bem do cidadão e no do meio ambiente. Com isso, os bens públicos da cidade ficam mais valorizados, mais vistosos, e as famílias começam a ocupar mais esses lugares. Acho que se cada cidade fizer sua parte, como a nossa, o clima vai melhorar bastante”, enfatizou Natan.

Além do Siqueira Campos e Santos Dumont, a praça Ronaldo Calumby Barreto, localizada no bairro Novo Paraíso, também recebeu, esta semana, 45 plantas de diversas espécies, as quais foram plantadas como parte das ações do Aracaju Mais Verde.