Prefeitura capacita corregedores, ouvidores e coordenadores da Guarda Municipal

Guarda Municipal
10/11/2021 11h05

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) está realizando mais um ciclo de formação e capacitação continuada, desta vez para corregedores, ouvidores e coordenadores operacionais e administrativos de seu quadro de servidores.

As aulas deste novo ciclo, iniciadas na terça-feira (9), estão sendo ministradas por psicólogos, gestores em recursos humanos, advogados, professores universitários, policiais militares e pelo ouvidor-geral do Município de Aracaju e seguirão até o dia 18.

O projeto, denominado "Ciclo de Formação da GMA", foi elaborado para atender a demanda por aperfeiçoamento para os mais variados setores da corporação, com ênfase para a Ouvidoria e a Corregedoria, órgãos de controle vinculados à Guarda Municipal.

"A expansão dos direitos dos cidadãos nas sociedades democráticas fez com que o Estado garantisse mecanismos de controle e participação social. Nessa linha, as ouvidorias se apresentam como um canal decisivo para o acolhimento das demandas dos cidadãos e a garantia da qualidade dos serviços públicos. Já a Corregedoria age no seio da instituição garantindo o acompanhamento das atividades dos servidores com ênfase na fiscalização do cumprimento de protocolos previstos em lei", destaca o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Metodologia e programação

O projeto conta com a organização da Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal de Aracaju, setor que trabalha no planejamento e na organização das ações voltadas para a formação do guarda municipal.

Essa primeira etapa da programação está sendo estruturada em seis turnos seguindo o formato de minicurso e/ou oficina com carga horária de quase 30 horas, divididas entre as disciplinas Inteligência Emocional; Comunicação Não-Violenta; Justiça Restaurativa; Estado moderno; Diretos Humanos e Povo Brasileiro e Estado e Órgãos de Controle.

De acordo com a gestora em Recursos Humanos e facilitadora do curso, Tereza Gordin, é essencial que o guardião desenvolva habilidades emocionais na mesma medida em que desenvolve habilidades técnicas de combate à criminalidade.

"Estamos cada vez mais conectados com a tecnologia e menos conectados com as pessoas. Então, ser humano, ser tolerante, tem sido um dos nossos maiores desafios. Precisamos aprender a ser mais empáticos, a lidar com as próprias emoções e com os impactos dessas emoções nas outras pessoas e o equilíbrio entre a razão e a emoção. À medida que o guarda municipal está mais acessível, em que consegue compreender o outro, a tendência é de que se tenha mais sensibilidade, muito mais empatia e assim sejam mais assertivos. Essas características contribuem muito na melhoria da prestação do serviço à população", considerou Treza Gordin.