Prefeito Edvaldo inaugura Ecoponto do bairro Ponto Novo

Agência Aracaju de Notícias
11/11/2021 10h13

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, na manhã desta quinta-feira, 11, o mais novo ecoponto de Aracaju. Localizada no bairro Ponto Novo, a Estação de Entrega Voluntária é fruto de um investimento de quase R$ 165 mil, com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), e tem como finalidade fortalecer as ações de combate ao descarte irregular de resíduos na capital sergipana. Com a unidade do Ponto Novo, o município passa a contar com cinco ecopontos já em atividade.

"Essas estações fazem parte da nossa política de sustentabilidade, de limpeza pública e de gestão de resíduos sólidos. Um dos grandes problemas que tínhamos na nossa cidade era o descarte de resíduos da construção em diversos lugares da capital. Tínhamos mais de mil pontos de descarte irregular e nós conseguimos combater, reduzindo drasticamente a quantidade, e os ecopontos foram fundamentais. Além dos resíduos da construção, aqui, as pessoas podem descartar móveis que não utilizam mais. Tudo é devidamente separado e, o que pode ser reciclado, é encaminhado para cooperativas, gerando emprego e renda. Ou seja, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade", destacou Edvaldo.

Ao inaugurar o ecoponto, o prefeito ressaltou que a construção de Estações de Entrega Voluntária de Resíduos na capital demonstra o compromisso da atual administração com o meio ambiente. "Temos um compromisso muito claro com a sustentabilidade na nossa cidade. Assinamos um acordo para tornar Aracaju uma cidade cada vez mais sustentável,  e estamos fazendo um esforço gigantesco  para cumpri-lo. A construção de ecopontos, em diversos bairros da nossa cidade, para a destinação correta dos resíduos comprova isso ", reforçou.

O gestor enfatizou, ainda, que a meta da Prefeitura é entregar, até 2024, mais 16 pontos para o manejo correto e tratamento dos resíduos na cidade. "Temos avançado de maneira significativa nesta ideia, de tornar Aracaju uma cidade cada vez mais sustentável, e seguiremos trabalhando de maneira efetiva para alcançar este objetivo", afirmou.

Ecoponto

Assim como as demais áreas erguidas na cidade para o recebimento de resíduos, a Estação de Entrega Voluntária do Ponto Novo possui uma caixa estacionária de 5 m² para volumosos, uma caixa de 30 m² para embalagens e objetos de origem não industrial e quatro contentores de 240 litros, além de um contentor de um mil litros para resíduos recicláveis e eletrônicos. Localizado na rua Massaranduba, o ecoponto funcionará de segunda à sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Ele ocupa uma área total de 732 metros quadrados.

"É com grande satisfação que inauguramos o quinto ecoponto, possibilitando que, cada vez mais, Aracaju atenda aos requisitos da política nacional de resíduos sólidos. Nossa capital está na vanguarda da limpeza pública, atendendo 100% da coleta domiciliar e destinação final, e trabalha pela redução dos resíduos, eliminando pontos de descarte irregular, conforme foi estabelecido no nosso plano de gestão integrada", salientou o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas.

Ecopontos em funcionamento

O projeto para a construção dos ecopontos começou a ser colocado em prática na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, dentro das prioridades estabelecidas no Planejamento Estratégico. O primeiro foi implantado no bairro Industrial, zona Norte, como projeto piloto, em agosto de 2018. Nos anos seguintes foram entregues as unidades dos bairros Coroa do Meio, Santos Dumont e 17 de Março.

Desde a inauguração do primeiro ecoponto, o quantitativo de resíduos coletados nas Estações de Entrega Voluntária somam 7.577,42 toneladas de volumosos e resíduos da construção civil. Somente em 2021, os pontos de coleta receberam, juntos, 978,15 toneladas de volumosos e 1.473,24 toneladas de resíduos da construção civil, totalizando 2.451,39 toneladas.

Acompanharam a inauguração a vice-prefeita Katarina Feitoza, os vereadores Ricardo Vasconcelos, Breno Garibalde e Sargento Byron, além de secretários municipais, servidores e a comunidade em geral.