Horto Municipal cultiva plantas florestais e frutíferas para doação e ornamentação

Meio Ambiente
06/12/2021 08h00

Gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Aracaju, o Horto Florestal Municipal, localizado no Parque da Sementeira, é um importante berço para mudas de plantas da cidade. Essas mudas, além de servirem para ornamentar as praças e áreas públicas da capital, também são cultivadas para serem doadas para a população.

O coordenador do Horto, Vitor Melo, destaca a retomada das atividades do Parque, o que permite que a população possa retirar até duas mudas de sua escolha. “Nós só não fazemos doações de plantas ornamentais. Aquelas que doamos são as plantas florestais, frutíferas e medicinais”, afirma.

Ainda segundo o coordenador, em torno de 88% das plantas florestais e frutíferas são de espécies nativas de nossa flora. “Elas são, principalmente, provenientes de biomas como a Mata Atlântica, como é o caso de espécimes de pau-brasil e de ipê. Há algumas plantas da área do semiárido, como a craibeira e a paineira, e outras darRegião Norte”, explica.

Algumas das sementes coletadas para o cultivo do Horto são provenientes do próprio Parque da Sementeira ou de avenidas da cidade. “Coletamos algumas sementes entre as plantas matrizes, ou seja, as plantas-mães, que são identificadas por nós quando uma árvore tem uma boa formação de copa e que seja livre de patógenos ou pragas, ou seja, quando ela não apresenta nenhum tipo de doença”, conta Melo.

A semeadura é feita em um composto orgânico, produzido no próprio Horto, formado por areia lavada, esterco de gado e terra vegetal. “Após a germinação, quando a planta atinge uma média de seis pares de folha ou está com uma altura de mais ou menos oito a dez centímetros, nós transplantamos essas mudas para sacos plásticos pequenos. Então, deixamos essas plantas atingirem uma média de 50 a 70 centímetros”, diz o coordenador. É, geralmente, nesse momento que a planta fica pronta para a população.

Para serem plantadas em áreas públicas da cidade, ainda é necessário que elas atinjam em média um metro e meio. “Aí, as plantas saem da estufa e vão para a área de rustificação, em que passam aí mais ou menos oito meses. Então, entre o intervalo da semeadura até ela atingir o porte necessário para ser plantada na cidade é em torno de um a dois anos a depender da espécie”, ressalta.

Vitor Melo afirma que é por meio dessas mudas que é possível melhorar o meio ambiente do município e de toda a região. “O plantio dessas árvores é capaz de, a longo prazo, diminuir a temperatura, a poluição sonora e a do ar em determinados locais, além de, é claro, atrair mais fauna. É por isso que o Horto Municipal tem uma grande importância para toda a Aracaju”, conclui.