Prefeitura realiza ação de sensibilização no enfrentamento à violência contra as mulheres

Assistência Social e Cidadania
24/11/2021 20h10

As ações de enfrentamento a violência contra mulher já iniciaram e integram a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher”. Nesta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), realizou ato de sensibilização sobre a participação dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres, na empresa Torre Empreendimentos. A ação integra a programação do Novembro Azul, realizada pela SMS. 

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher” iniciou na última sexta-feira, 19, com a instituição do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que foi apresentado à sociedade aracajuana pelo prefeito Edvaldo Nogueira em solenidade.
 
Até o dia 10 de dezembro, data que culmina os 21 dias de ativismo, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM) da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) realizará diversas ações de conscientização e sensibilização. 

A coordenadora da CPM da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena, destaca que a ação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem por objetivo sensibilizar os homens para o enfrentamento à violência.

“A ação aconteceu na empresa Torre devido à grande quantidade de homens que trabalham na empresa. Agregamos à agenda da SMS para fazer um chamado para o engajamento dos homens nessa luta que não é apenas das mulheres. Portanto, seguimos até o dia 10 com o intuito de sensibilizar e conscientizar mais homens sobre a importância deles participarem desse enfrentamento, se engajarem e entenderem realmente essa luta, de como o homem pode e deve se portar diante de situação de violência, mesmo que ele não seja o autor, mas de como ele pode contribuir. Então é uma forma de darmos uma alerta da importância do envolvimento dos homens”, destaca. 

O coordenador do Serviço Especializado em Segurança de Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa Torre, Fernando Henrique Netto, fala sobre a parceria com a Prefeitura e as diversas realizadas para o combate a violência contra as mulheres. 

“A gente tem uma parceria muito boa com a Prefeitura, então, rotineiramente, a gente tem ações e eventos realizados em parceria com as Secretarias de Saúde e da Assistência Social. Tanto a palestra sobre a Patrulha Maria da Penha, quanto a sensibilização de enfrentamento a violência contra as mulheres, foram muito importantes. A gente vem integrando e, além das palestras, nós temos o setor social que sempre faz o atendimento e orienta que divulguem, que identifiquem e denunciem os casos de violência contra a mulher”, diz. 

Pedro José Barbosa é coletor e trabalha na empresa há 16 anos. Para ele, as palestras ajudaram a sanar dúvidas e proporcionou aprendizados. “As palestras foram muito importantes e acho que deveriam acontecer sempre na empresa. Nós tivemos muitas orientações e aprendizados necessários. Temos que ter a consciência de respeitar a mulher sempre”, destacou. 

Já para o motorista Mark Douglas, as palestras ajudam os funcionários a terem a consciência de orientar outras mulheres a denunciarem situações de violência. “A palestra foi muito interessante, porque existem muitos casos de feminicídio, sem contar os de violência e nós sabemos que existem muitos casos de mulheres que tem medo de relatar, de denunciar, e, com isso, acontecer coisa pior com ela, filhos ou outros parentes. Então eu digo que a mulher tenha coragem e denuncie, para que não aconteça algo mais grave. A empresa sempre orienta a gente sobre assuntos como esse, de saúde, trânsito e isso é muito importante”, afirmou o motorista. 

A ação

A ação de iniciativa da SMS, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, contou com a realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e índice glicêmico, distribuição de preservativos masculino e feminino, vacina contra hepatite e tétano, teste rápido de covid-19 e de hepatite, além das palestras sobre o Novembro Azul, campanha de conscientização do câncer de próstata da SMS, sobre os serviços executados pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), e sobre a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher da Secretaria Municipal da Assistência Social.