Prefeitura utiliza horta para conscientizar alunos da rede sobre o meio ambiente

Agência Aracaju de Notícias
09/12/2021 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro, realizou nesta quinta-feira, 9, mais uma atividade voltada para a educação ambiental, denominada 'Guardiões da Semente'.

Desta vez, a ação aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luíza Mesquita Rocha, situada no bairro José Conrado de Araújo, zona Oeste de Aracaju, com a implantação de uma horta, semeada pelos formandos da pré-escola. Antes de colocar a mão na terra, as crianças assistiram o espetácullo teatral "O Gafanhoto e a Abelhinha".

A atividade faz parte do conjunto de ações de cunho ambiental, cultural e social, promovidas pela Prefeitura de Aracaju, de maneira intersetorial, como contrapartida às obras de urbanização que estão sendo executadas pelo Município a partir do financiamento de mais de R$ 400 milhões conquistado em 2019 junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
De acordo com a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju e engenheira florestal da Seplog, Heloísa Taís Rodrigues de Souza, a atividade ambiental consiste na implantação de uma horta de plantas condimentares e de hortaliças, e visa, sobretudo, trabalhar a conscientização ambiental junto às crianças. "Anteriormente a essa ação, as crianças tiveram atividades sobre o que é horta e os seus cuidados. Hoje é a prática, colocando a mão na terra, literalmente", frisa.

"São atividades contínuas, porque entendemos que a educação ambiental, para realmente acontecer, tem que ter uma efetividade, que a gente possa promover essa sensibilização nas crianças do cuidado com a natureza, da importância das árvores, da alimentação saudável, sem agrotóxicos. Educação ambiental tem que ser ação contínua. A intenção é que os próprios professores e alunos possam dar continuidade", complementa a coordenadora.
 
A diretora da escola, Erica Rejane dos Santos, destacou a importância do ato. "Nós temos, anualmente, um projeto de educação ambiental, porque temos uma área muito verde aqui. Então, aproveitamos essa área para trabalhar com os alunos. Aí veio essa oportunidade de parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Vimos uma oportunidade de agregar essas secretarias, conversamos com os professores e eles gostaram. Ensinamos para os alunos a importância da horta, como cuidar da horta. A intenção é plantar a sementinha na cabeça deles para que eles cuidem do meio ambiente", disse.
 
Coordenador do Horto Florestal Municipal, Victor Silva Melo explicou quais as espécies foram plantadas. "Viemos fazer a confecção de canteiros para a plantação de hortaliças e algumas plantas condimentares, como hortelã graúdo e manjericão. Da parte de hortaliças, viemos semear coentro, pimentão, tomate, salsa, dentre outras. Das condimentares, trouxemos 18 mudas prontas. Das hortaliças, nós vamos semear no solo. É uma forma de aprendizado mais lúdica. Ter esse contato direto com a terra é muito importante para as crianças", afirmou.

Ana Franciele Sacramento Brandão e José Henrique Santana Pereira são pais de Adrian Rafael. Para eles, a atividade ambiental tem mudado a percepção do garoto, no tocante ao interesse maior pela natureza.
 
"É importante essa atividade, porque está relacionada à preservação do meio ambiente. Com a devastação que vemos hoje, eles já vão criando, com essa atividade, um conceito para o resto da vida deles, como não jogar lixo no chão. Ele chegava em casa e me pedia para comprar sementinha, depois ele plantava e até explicava o que era o caule, a flor, dentre outros", disse a mãe orgulhosa.