Prefeitura apresenta projeções orçamentárias a vereadores em audiência online

Planejamento e Orçamento
13/12/2021 17h50

Dar mais transparência e ampliar os debates acerca das projeções orçamentárias do município. Foi com esse objetivo que, nesta segunda-feira, 13, foi realizada mais uma audiência  para discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício de 2022. A Prefeitura de Aracaju participou da reunião, a convite da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog).

Durante a audiência, foram apresentados os valores de receita e despesas previstas para o próximo ano. O orçamento municipal previsto para 2022 é de aproximadamente R$2,935 bilhões. 

O secretário Augusto Fábio Oliveira reforçou a importância do Planejamento Estratégico para o bom desempenho das projeções orçamentárias. "Estamos concluindo o ciclo orçamentário, que é composto pelo PPA, PLDO e PLOA, sempre seguindo os projetos do Planejamento Estratégico, que permitem que a gestão seja mais eficiente e tenha foco nas ações finalísticas, que é levar melhorias para a cidade e os aracajuanos", ponderou. 

O coordenador-geral de Orçamento, Leilton de Almeida, detalhou a metodologia e os índices utilizados para gerar as previsões, e falou sobre os valores destinados às diversas áreas, como tecnologia da informação, material de consumo, equipamentos e obras, além das despesas com pessoal.

"Quando fazemos as projeções orçamentárias, levamos em consideração um conjunto de índices e indicadores econômicos. Ano passado, as perspectivas eram ruins, por isso não pudemos fazer uma previsão otimista. Agora, fazendo uma análise dos índices, podemos ter uma projeção melhor", explicou Leiton. 

Participaram do encontro online os vereadores Isaac, que presidiu a audiência, e Ângela Melo, os quais puderam tirar dúvidas relativas ao orçamento e elogiaram a postura técnica com que foi conduzida a sessão. 

O PLOA 2022 segue para análise e votação dos vereadores, seguindo o cronograma interno e os trâmites da Câmara Municipal de Aracaju.