Prefeitura entrega kits natalinos a usuários do Cras da Coroa do Meio

Assistência Social e Cidadania
14/12/2021 12h14

Com o clima natalino que abrilhanta todo o mês de dezembro, nada melhor do que demonstrar carinho e afeto por quem esteve lado a lado ao longo de 2021. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou a entrega de kits natalinos para crianças e adolescentes usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves, no bairro Coroa do Meio, e que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Cerca de 45 usuários, separados em grupos para garantir as medidas de biossegurança, receberam os kits contendo as atividades socioeducativas para serem realizadas em casa, além de alimentos, garantindo a segurança alimentar dessas crianças e adolescentes, disponibilizados pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social de Aracaju.

"Fizemos uma espécie de drive-thru para eles chegarem, pegarem a retornarem para suas casas, até para evitar aglomeração. Vimos o brilho no olhar de cada um deles, a vontade que eles estão de retornar ao Cras para as atividades presenciais do Serviço de Convivência. É um momento, justamente, para manter esse contato e para nos organizarmos para uma volta às atividades normalmente no ano que vem. Aqui eles têm um aconchego muito grande, uma proximidade com as educadoras, principalmente. Então, aproveitamos o clima do Natal para entregar os kits, manter o contato e demonstrar todo esse carinho que temos por eles", disse a coordenadora do Cras Benjamin Alves, Iulná Almeida.

De acordo com a educadora social, Yala Nascimento, a divisão dos grupos para recebimento considerou, também, os horários de estudo de cada uma das crianças e adolescentes. "Colocamos os kits com as atividades para eles fazerem em casa, uma singela decoração para recebê-los, e a divisão por grupos. Quem está estudando pela manhã vem pela tarde e vice-versa”, afirmou a educadora.

Fortalecimento de vínculos
Avó de duas crianças que recebem acompanhamento do Cras - Sofia Vitória Santos, 9, e Laura Vitória Santos, 6 - a dona de casa Maria Valdenice Santos, 51, diz que comparecer ao equipamento socioassistencial é motivo de alegria para as netas.

“Elas ficam pedindo o tempo todo para vir ao Cras, mas, por conta da pandemia, estou tomando bastante cuidado. É importante tudo que elas fazem aqui, de participar das atividades, receber acompanhamento da equipe, que sempre nos trata muito bem. Hoje viemos para receber os kits rapidinho, mas só de poder vir elas já ficam muito alegres”, ressaltou.

Para a pequena Sofia Santos, rever os amigos e as educadoras sociais é muito importante. “Já recebi kits outras vezes este ano e é sempre bom vir aqui. Dá para ver os amiguinhos e também todo mundo que trabalha e cuida tão bem da gente”, enfatizou.