Secretária da Saúde de Aracaju é agraciada pela Alese com Medalha Quintina Diniz

Saúde
14/12/2021 19h16

Em reconhecimento ao trabalho desempenhado à frente da gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), a secretária Waneska Barboza recebeu nesta terça-feira, 14, em Sessão Especial na Assembleia Legislativa (Alese), a Medalha Deputada Quintina Diniz. A outorga foi indicação da deputada Maisa Mitidieri e é direcionada às mulheres que se destacam na sociedade. A solenidade ocorreu na Alese.

Em nome da deputada Maísa Mitidieri, e presidindo a sessão especial, a deputada Goretti Reis foi a responsável pela entrega da medalha à secretária. "Dentro das mulheres homenageadas, grande parte delas são da área da Saúde, porque foram pessoas que se projetaram nesse momento de pandemia e que contribuíram muito para que a gente pudesse sair dessa crise e reduzir o número de óbitos. E a indicação da deputada Maísa Mitidieri, com a secretária Waneska, é justamente reconhecendo a competência e dedicação pelo trabalho que ela fez e vem fazendo, organizando a estrutura do município de Aracaju, na contenção dessa pandemia. Então, é valoroso para a Casa, termos exemplos de mulheres de luta e que persistem em tentar melhorar as condições da população sergipana, e no caso da secretária, as condições de saúde", considerou.

Feliz com a homenagem, Waneska agradeceu pela indicação da deputada Maísa à honraria, ao prefeito Edvaldo Nogueira pela confiança em seu trabalho e destacou o papel da Secretaria Municipal da Saúde na assistência à população. 

"Agradeço à minha equipe da Secretaria Municipal da Saúde, sem os quais meus comandos não poderiam ser transformados em ações. Somos uma família em um mesmo objetivo, que é dar o melhor serviço de saúde à nossa população. Gerir uma Secretaria de Saúde é uma enorme complexidade e ter uma pandemia como cenário de atuação é o maior desafio que um gestor pode ter. De tudo isso que estamos vivendo, há um ano e nove meses, a mensagem que podemos extrair é de que nada fazemos sozinhos", reconheceu. 

Histórico
Formada em medicina pela Universidade Federal de Sergipe em 2001, Waneska Barboza fez residência médica em Cardiologia em Aracaju, pelo Hospital de Cirurgia. É perita médica federal desde 2013 e tem pós-graduação em Saúde Coletiva.

Em 2009 Waneska atuou como foi coordenadora do Samu, e da Rede Urgência e Emergência em 2010, e também assessora de Planejamento da Secretaria Municipal da Saúde em 2017.

Medalha
Primeira deputada estadual em Sergipe, a professora e feminista Quintina Diniz, é natural de Laranjeiras e fundou, em 1906, na capital, o primeiro educandário feminino do Estado. 

A outorga foi instituída por meio de um projeto de resolução de autoria da então deputada Susana Azevedo, com a finalidade de homenagear as mulheres todo mês de março. Por conta da pandemia, a solenidade foi adiada e realizada agora em dezembro.