Secretário da Infraestrutura de Aracaju é eleito vice-presidente do Fórum Unicidades

Infraestrutura
17/12/2021 11h51

Respaldado pela trajetória, experiência e pelo trabalho desempenhado à frente de uma das principais pastas da Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbananização (Emurb), Sérgio Ferrari, foi eleito na quarta-feira (15), vice-presidente do Fórum Nacional de Secretárias e Secretários Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Fórum Unicidades).

O gestor dividirá a função na entidade com Renato Barandier Júnior, secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói (RJ). A presidente eleita foi Bruna Barroca, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (PR). O Fórum é apoiado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e pela WRI Brasil.

“Estou bastante honrado e pronto para uma missão tão importante. O Fórum tem um propósito muito nobre e proveitoso, que é trocar experiências e conhecimento, estimular o desenvolvimento urbano sustentável nas cidades do país e fortalecer a mobilização diante dos poderes executivo e legislativo federais. É uma entidade que visa fortalecer os municípios e fico satisfeito em fazer parte deste movimento”, destaca Ferrari.

Apesar de a eleição que definiu os cargos ter acontecido somente esta semana, Sérgio Ferrari já desempenhava papel importante no Fórum Unicidades e representou o grupo na 81ª Reunião Geral da FNP, realizada em Aracaju nos dias 25 e 26 de novembro, em que mais de 350 gestores de todo o Brasil discutiram transporte público, mobilidade urbana, reforma tributária, dentre outras pautas prioritárias para os municípios brasileiros.

Fórum Unicidades
A proposta do Fórum Unicidades é formar um espaço compartilhador de referências, com atividades para intercâmbio de ideias, conexão com outras redes de parceiros e envolvimento mútuo para captação de recursos federais, desenvolvimento de projetos e aplicação de instrumentos urbanísticos.

Outro aspecto importante que subsidia a criação do Fórum é a celebração de 20 anos da criação do Estatuto da Cidade, marco legal que direciona o desenvolvimento e planejamento urbanos, além de reger as normas que estabelecem a necessidade do Plano Diretor – que, em Aracaju, está em fase de sistematização de contribuições, após dois meses de consulta e audiências públicas.

A primeira reunião do Fórum foi realizada em 22 de outubro deste ano, de modo virtual, reunindo os gestores ligados à infraestrutura, planejamento e desenvolvimento urbano de todo o país, para discutir problemas e soluções atuais dos grandes centros urbanos.