Prefeitura incentiva a economia municipal e o turismo com o apoio à ExpoVerão 2021

Indústria, Comércio e Turismo
17/12/2021 22h14

Visando a retomada das atividades e aquecimento da economia municipal, a Prefeitura de Aracaju está apoiando a ExpoVerão 2021, evento que teve início nesta sexta-feira, 17, e segue até o dia 26 de dezembro, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia.   

O prefeito Edvaldo Nogueira não pode comparecer à abertura do evento e foi representado pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga.

A ExpoVerão é uma feira multissetorial e reúne mais de 100 expositores nos segmentos da cultura, gastronomia, entretenimento, atividades fitness, academia pet, entre outros.   

De acordo com o idealizador, o empresário Alexandre Porto, “a ExpoVerão deve gerar algo em torno de R$ 5 milhões em volume de negócios, com mais de 500 pessoas trabalhando durante o evento”.  

Além de apoio logístico, a Prefeitura também está colaborando com atividades culturais, esportivas e sociais.   A Semict montou um estande, dividindo o espaço em dois ambientes: Centro de Atendimento para Informações Turísticas e um ponto de venda dos produtos confeccionados pelas artesãs do Centro de Artesanato Chica Chaves, localizado no bairro Industrial.  

“É muito importante para nós, do Chica Chaves, participar de uma feira dessa com o apoio da Prefeitura, porque é um espaço de grande fluxo de pessoas que vão conhecer nossa arte, nossos produtos e vão gostar de levar para suas casas a arte que nós fazemos”, garantiu a artesã Letícia Alves dos Santos, orgulhosa do trabalho que as artesãs do Chica Chaves produzem.   

E não demorou para que o artesanato do Chica Chaves chamasse a atenção dos visitantes. A técnica em laboratório Caren Guimarães, de passagem pelo estande, encantou-se com os produtos expostos e comprou algumas peças.   

“Estava passeando com minha família, gostei das peças e resolvi comprar um porta-jaleco, por conta do meu ofício, guardanapos e alguns ímãs de geladeira, todos com modelos diferentes. Fiquei feliz em poder de alguma forma ajudar a valorizar o artesanato produzido em nosso estado”, orgulhou-se.  

No estande da Prefeitura também teve forró com o trio Bola de Ouro arrochando na sanfona, na zabumba e no triângulo, enquanto dois casais de dançarinos juninos faziam coreografias, mostrando ao público como se dança uma quadrilha junina.   “Nossa cultura junina é muito bonita e não poderíamos deixar de mostrar esse espetáculo para quem está visitando a ExpoVerão, foi lindo ver o público entrar na roda e experimentar nossa cultura”, enalteceu Jorge Fraga.  

Na coordenação do estande, a diretora do Departamento de Promoção Turística da Semict, Luciana Kariny, alinhava procedimentos com sua equipe.   O casal Marise Santos e Alexandro dos Reis são de Salvador e estão há uma semana em Aracaju. Elogiaram a organização da cidade e resolveram parar no estande para obter mais informações sobre os atrativos da cidade. Eles querem mais experiências em Aracaju.

“Estamos amando tudo, a cidade de vocês é linda e demos uma paradinha para conhecer um pouco mais dela para planejar nosso próximo roteiro. Já fomos na Orla Pôr do Sol e adoramos, vocês estão de parabéns, queremos visitar mais outros locais”, afirmou Marise Santos.

Para Jorge Fraga, este é um momento importante para a cidade, “estamos com o Natal Iluminado encantando nossos visitantes e a ExpoVerão para podermos mostrar o que temos para as pessoas que estão em nossa cidade”.  “Nosso estande está bem visitado e bem animado com o melhor da nossa cultura através do nosso artesanato e do nosso autêntico forró. Com certeza, além do aquecimento da nossa economia, o apoio da Prefeitura à ExpoVerão também colabora com a divulgação do nosso destino”, garante o gestor.