Prefeitura promove espetáculo natalino de canto coral no Mercado Milton Santos

Cultura
18/12/2021 12h08

Se durante a noite, o Natal Iluminado desperta o clima natalino por toda a Aracaju, durante o dia, são os coros natilinos que perpetuam esse clima de paz, alegria e esperança que se tornou uma característica da capital sergipana todo final de ano. Nesta perspectiva de celebração, o Grupo Vocal Vivace levou ao Mercado Milton Santos, na manhã deste sábado, 18, no conjunto Augusto Franco, uma apresentação musical natalina, puxando um coro uníssono entre comerciantes, consumidores e turistas na unidade municipal.

O grupo de canto, que já havia se apresentado no Mercado Virgínia Franco, no Centro, no sábado passado, foi contemplado em projetos da Lei Aldir Blanc, através do prêmio Coros Natalinos, executado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). As apresentações nos mercados municipais, são realizadas em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Já nas primeiras canções apresentadas neste sábado, uma plateia se formou em frente ao coral para contemplar o clima natalino com a qualidade de canto do Grupo Vivace. É o caso do Ari Farias, que ao lado da sua esposa, demonstrou encanto com a apresentação. “A iniciativa foi muito boa, traz a paz para os feirantes, consumidores e até para a comunidade. Renova a esperança, anima e traz uma alegria com essa surpresa do coral”, avalia o consumidor.

Quem também comemorou a apresentação foi a comerciante Edilene Maria, que há três é permissionária do Mercado Milton Santos. “Foi ótimo, maravilhoso, muito bom mesmo. Traz uma felicidade, muda muita coisa. A rotina às vezes é muito estressante, ainda mais com toda essa pandemia, e então esse coral foi uma coisa boa que veio pra cá”, comemora.

Para o maestro Sérgio Chagas, as apresentações natalinas têm um sabor especial para o grupo de canto. “É sempre muito especial cantar para o povo, poder cantar aqui no mercado respirando esse ar nordestino, tão sergipano e ao mesmo tempo trazendo uma mensagem de esperança para um 2022 melhor. As pessoas estão trabalhando, mas estão acreditando que o melhor está por vir. E destaco também o incentivo da Lei Aldir Blanc, que foi fundamento. A gente parou de cantar devido à pandemia, mas o recurso chegou para suprir algumas necessidades administrativas do grupo”, enaltece.

Para os servidores municipais que trabalham no Mercado Municipal, a apresentação do coral natalino caiu como um presente de fim de ano. “Eu amei. O clima de Natal traz felicidade e, no nosso, que estamos trabalhando e de repente nos deparamos com esse coral, dá uma alegria contagiante. Se pudesse, teria todos os sábados”, brinca a funcionária Marlene dos Santos.

Neste sábado, ainda haverá mais apresentação de coral com a temática natalina. O Grupo Renantique se apresenta na Orla Pôr do Sol, às 18h, na programação do Festival Pôr do Som.