Desenvolvimento urbano, econômico e sustentável marcaram ações da Prefeitura em 2021

Agência Aracaju de Notícias
28/12/2021 08h54

Em 2021, Aracaju conquistou o índice A no ranking elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), figurando entre as cinco capitais brasileiras com a melhor capacidade de pagamento do país. Graças à gestão eficiente dos recursos e aos investimentos em obras que impactam a qualidade de vida da população, realizados a partir de 2017, a capital saiu do índice C, passando para o B e, este ano, conquistou o topo do ranking.

Na prática, alcançar o melhor índice na classificação do STN significa que Aracaju tem bom nome na praça para conseguir empréstimos e financiamentos de projetos avalizados pela União. E foi justamente isso que a população pôde acompanhar ao longo do ano, com a assinatura de convênios e parcerias que resultaram em investimentos históricos para a capital.

Em agosto, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que investirá recursos na ordem de 105 milhões de dólares, maior pacote de investimentos da história de Aracaju. Fruto do financiamento com o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), o projeto resultará na execução de mais de 20 obras de saneamento básico, drenagem, pavimentação e recuperação de vias em diversos pontos da cidade.

Também este ano, em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura captou mais de R$80 milhões do programa Pró-Moradia para a construção de mais de 1.300 casas nas localidades Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, e Nova Olaria, no bairro Olaria.

“Encerramos este ano com a conquista de importantes recursos para que possamos prosseguir na construção da cidade que sonhamos. São investimentos que garantem a continuidade das ações e nos dão a certeza de que em 2022 teremos ainda mais obras e projetos para melhorar a vida da população”, expressa o prefeito Edvaldo Nogueira.

Geração de emprego
As ações de desenvolvimento urbano e sustentável estão alinhadas às iniciativas para fomentar a geração de empregos e a capacitação dos aracajuanos para conquistar vagas no mercado de trabalho, impulsionando a economia nesse importante momento de retomada proporcionado pela melhoria do quadro epidemiológico da covid-19.

Durante todo o ano, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), ofertou mais de 14 mil vagas em cursos e oficinas de capacitação online e presenciais, com 7.602 cidadãos qualificados em diversas áreas de atuação profissional.

No atendimento à população, a Fundat cadastrou 17.426 currículos, emitiu 917 Carteiras de Trabalho Digital (CTPS), captou 1.102 vagas de emprego, encaminhou 1.769 aracajuanos para o mercado de trabalho e oficializou a contratação de 234 profissionais. Foram realizados ainda 1.772 atendimentos a microempreendedores, com a formalização de 209 novos microempreendedores.

Desenvolvimento sustentável
O secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que não é possível fomentar o desenvolvimento sem pensar na sustentabilidade. “Por esse motivo, as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju estão sempre atreladas à preservação do meio ambiente e à busca por soluções racionais para reduzir danos e garantir a sustentabilidade”, enfatiza.

O mês de agosto foi marcado pelo acendimento da primeira lâmpada de led na avenida Poço do Mero, no bairro Bugio, um marco histórico da modernização da capital. Resultado da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, todas as lâmpadas da capital serão trocadas por led, o que proporcionará uma economia de cerca de 60% aos cofres do Município. O trabalho de troca das lâmpadas terá continuidade ao longo de 2022, com previsão de finalização no início de 2023.

Em 2021, foram inaugurados mais dois ecopontos, nos bairros Ponto Novo e Inácio Barbosa, aumentando para seis o número de Estações Voluntárias de Entrega de Resíduos Sólidos na capital sergipana. O ano foi marcado ainda pelo combate aos pontos irregulares de descarte de lixo, os quais foram reduzidos em mais de 99% em relação a 2017.

A partir do mês de maio, teve início o projeto “Aracaju Mais Verde”, que tem como foco aumentar a cobertura e a qualidade da arborização urbana da capital. Ao longo deste ano, foi realizado o plantio de 3.811 mudas florestais, além da doação de 653 mudas para moradores de diversos bairros.

As mudas são produzidas pela própria Prefeitura, no Horto Municipal localizado no Parque da Sementeira. Somente este ano, foram produzidas 4.439 mudas florestais, 3.046 mudas medicinais e 27.232 mudas ornamentais, utilizadas no paisagismo das praças e canteiros da cidade.

As ações do “Aracaju Mais Verde” abarcam, também, a criação de Unidades de Conservação no Parque Municipal do Rio Poxim e das Mangabeiras; e a realização do Inventário Arbóreo de Aracaju, todos esses projetos já iniciados no segundo semestre deste ano e com continuidade em 2022.