Confira o funcionamento dos serviços municipais na véspera e feriado de Ano Novo

Agência Aracaju de Notícias
31/12/2021 08h10

Em razão do feriado da Confraternização Universal, no dia 1º de janeiro, alguns serviços municipais não funcionarão nesta data. A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo no dia 31 e, portanto, os trabalhos administrativos não funcionarão também neste dia, com exceção dos serviços considerados essenciais para o funcionamento da cidade.

Confira o que abre e fecha no feriado: 

Saúde
Os serviços de Saúde da Prefeitura de Aracaju sofrerão alteração em seu funcionamento. Na Rede de Atenção Primária (Reap), as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na sexta-feira, dia 31, véspera de Ano Novo, voltando ao normal na segunda-feira, 3.

Na Rede de Urgência e Emergência (Reue), os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva seguem com serviço 24 horas para atendimento de síndromes gripais e suspeita de covid-19. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará 24 horas.

Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, entretanto, no feriado funcionará apenas o acolhimento noturno.

O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funciona aos finais de semana, feriados e ponto facultativo. Desta forma, o serviço retorna na segunda-feira, dia 3, das 7h às 18h. 

Mercados e Feiras
Com o período de celebração das festas de final de ano, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, promoverá mudanças no funcionamento das feiras livres. Assim, serão antecipadas para a próxima sexta-feira, dias 31, no período da manhã, as feiras dos bairros Santo Antônio, 18 do Forte, Grageru, Cirurgia, e dos conjuntos São Carlos e Santa Tereza.

Atendendo solicitação de feirantes e consumidores, a empresa municipal antecipará também a feira livre do bairro Santa Maria, zona Sul da capital, de 2 de janeiro para 31 de dezembro, pela manhã.

Os mercados centrais Maria Virgínia Leite Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz, assim como os setoriais (bairros), funcionam normalmente, das 6h às 16h45, no dia 31 de dezembro. Já no dia 1º de Janeiro, os espaços permanecem fechados reabrindo ao público nas manhãs seguintes, a partir das 6h.

Parques, praias e orlas
Nos dias 31 e 1º de janeiro, o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no bairro Jardins, abrirá para caminhadas, atividades esportivas e de lazer, das 5h às 21h30. Neste dia, o drive-thru da vacinação não funciona;

O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente, das 6h às 18h;

O Centro de Artesanato Chica Chaves, no bairro Industrial, estará aberto ao público das 9h às 18h;

Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi (Mosqueiro) não serão alterados e funcionarão das 8h às 17h;

As equipes de fiscalização irão atuar na extensão das orlas da praia da Atalaia, dos bairros Industrial, Porto Dantas e Mosqueiro (Orla Pôr do Sol).

Operacional
No dia 31, ponto facultativo, as atividades operacionais de manutenção e limpeza da cidade funcionarão regularmente, conforme programação da diretoria responsável. A coleta de lixo domiciliar acontece sem alteração no cronograma, sendo reforçada nos feriados nos locais com maior circulação de pessoas, a exemplo de orlas e parques.

No dia 1° de janeiro o quantitativo de agentes será reduzido, não havendo nestas datas os serviços do Cata Treco e coleta seletiva. Os Ecopontos estarão fechados. A podação contará com uma equipe de plantão.

Semdec
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará na véspera e nem no feriado.

Educação
A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque da Sementeira, e as unidades de ensino municipais já estão em período de férias.

Funcaju
Na véspera e no feriado de Ano Novo, todas as unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) estarão fechadas.