Aracaju aprimora mais de 27 km de vias com recapeamento asfáltico em 2021

Obras e Urbanização
29/12/2021 11h48

Investir em mobilidade urbana é assegurar conforto, fluidez e prevenção no trânsito. A Prefeitura de Aracaju tem adotado, neste sentido, estratégias para aprimorar a malha viária, aliando qualidade e segurança em ruas e avenidas na cidade.

Neste ano, a gestão municipal, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), entregou e dá andamento à implementação de pavimentação em locais sem infraestrutura, como os loteamentos Santa Catarina, Guarujá, Izabel Martins e Rosa do Sol, no bairro Soledade; Joel Nascimento, no Bugio; Moema Mary, Tia Caçula, Jardim Indara, rua Alagoinhas e entornos, no Dom Luciano; o loteamento Paraíso do Sul, no Santa Maria; e o bairro Japãozinho.

Além disso, realizou o recapeamento asfáltico, retirando toda a antiga camada de massa para aplicação de uma nova, em importantes ruas e avenidas, como no caso da requalificação viária dos corredores Hermes Fontes e Augusto Franco, avenida Dr. Edelzio Vieira de Melo e avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia. O material removido é reaproveitado e serve para compor a base e o revestimento primário em outros locais do município.

As melhorias promovidas pela pavimentação chegaram, entre os meses de janeiro e novembro, a uma extensão de 27,24 km, a partir da aplicação de 21.468 toneladas de asfalto. Este número é superior ao de 2020, ano em que foi realizada pavimentação em 24 km de vias.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a relevância destas intervenções. “A mobilidade é um fator muito importante e não diz somente respeito a carros, mas também a outros modais. Ter as vias bem pavimentadas proporciona segurança maior, menos desgaste dos veículos inclusive do transporte público, fluidez maior e ainda reduz as chances de acidentes. Essas iniciativas são importantes, mas as manutenções diárias que realizamos também são fundamentais para o bom movimento na cidade”.

Os serviços de manutenção a que o gestor se refere são da operação tapa-buraco, realizada pela Diretoria de Operações da Emurb. Diariamente, equipes são deslocadas por toda a cidade para promover intervenções pontuais em buracos ou outros problemas nas vias.
 
Em 2021, foi coberta uma área de 222.146,39 m², utilizando 13.990 toneladas de asfalto. Somando os dois tipos de serviço, em Aracaju foram aplicadas mais de 35 mil toneladas de massa asfáltica.

Solicitação
A programação diária do tapa-buraco é estabelecida por mapeamento realizado pela área técnica da Emurb e por demanda da população. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, pelo Instagram (@emurb_aju) ou presencialmente, na sede da Emurb, que fica na avenida Augusto Franco, 3340, Ponto Novo.