Aracaju volta a prestar apoio a municípios afetados pela chuva na Bahia e Minas Gerais

Agência Aracaju de Notícias
07/01/2022 18h00

A força-tarefa que tem auxiliado os municípios baianos e mineiros a enfrentarem os impactos ocasionados pela chuva volta a contar com o apoio da Prefeitura de Aracaju. Nesta sexta-feira, 7, atendendo a solicitação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, retornará às regiões afetadas para se integrar às equipes de gestão de desastre.
 
De acordo com Silvio, no primeiro momento, ainda em meados de dezembro do ano passado, a demanda da Secretaria Nacional esteve relacionada à necessidade de equipes especializadas em elaborar planos de trabalho, os quais são necessários para o envio emergencial de recursos por parte do Governo Federal.

O coordenador afirma que, agora, devido à dimensão da destruição causada pela chuva, principalmente em casas residenciais, a Secretaria Nacional está recrutando engenheiros de localidade próximas para identificar a quantidade de casas que efetivamente foram destruídas pelo fenômeno natural.

"Compete aos técnicos que estão indo a estas localidades verificar se a quantidade de casas listadas nos Planos de Trabalho está correta e se, de fato, as casas foram destruídas pelo desastre, e também se a há a possibilidade de recuperação das mesmas, caso não tenham sido destruídas por completo", explica Silvio.

Para isso, entre os dias 10 e 14 deste mês, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, junto a outro técnico da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, irá a Bom Jesus do Tupim, a 330 km de Salvador/BA, "para verificar in loco todas as 47 casas listadas no Plano de Trabalho elaborado pela prefeitura local, e elaborar um parecer técnico informando se foram destruídas pelo desastre e se há ou não possibilidade de recuperação".
 
Do início das chuvas na Bahia, no início do mês de dezembro, até o momento, 164 municípios já decretaram estado de emergência. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 820 mil pessoas já foram afetadas, 70 mil estão desalojadas e 26 morreram na tragédia. 

No Norte de Minas, já são 132 municípios em estado de emergência ou calamidade, deixando, até agora, 13.350 desalojados, conforme a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais.