Portal da Matrícula Online registra mais de mil solicitações de transferência interna

Educação
10/01/2022 15h40

Nesta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju deu início à primeira etapa da Matrícula Online 2022, com a fase de solicitação para transferência interna. Até a quarta-feira, dia 12, pais e mães ou responsáveis por estudantes já matriculados em uma escola do município poderão solicitar a transferência para outra unidade da rede.

Ainda nas primeiras horas da manhã, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) já havia registrado mais de 1.000 solicitações de transferência, realizadas através do Portal da Matrícula Online. O site funciona de forma prática e pode ser acessado por qualquer computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.

O responsável pelo aluno, ou ele mesmo - quando maior de idade -, deverá preencher os dados com as devidas informações e buscar a vaga na escola que deseja. Em poucos minutos, o internauta consegue fazer a solicitação. Após este processo online, a confirmação da matrícula ocorrerá com a entrega da documentação do aluno e do responsável na escola em que a vaga foi pleiteada.

Call Center

A Semed disponibiliza uma central de atendimento para informações, dúvidas e soluções de qualquer dificuldade que possam ocorrer durante a solicitação da transferência. São sete profissionais atendendo o público através dos seguintes telefones: 3179-1538 / 3179-1574; e pelo WhatsApp 98106-2969.

"Nossa equipe está à disposição da população desde às 7h da manhã de hoje [10], atendendo telefone para sanar dúvidas e orientando quem nos procura pelo WhatsApp. Ficaremos aqui até às 17h. Quem não conseguir fazer a transferência pelo portal, não se aflija, porque estamos aqui para ajudar", diz a coordenadora da EJA/Semed, Ana Izabel Moura.

"Estamos com esta força-tarefa aqui desde às 7h e continuaremos com este atendimento até a quarta-feira, dia 12. O processo está ocorrendo de forma ágil e o sistema está funcionando tranquilamente. Estamos com a expectativa de fechar o quadro de dois mil alunos transferidos para que, na semana que vem, possamos começar a próxima fase, que é a de alunos novos", afirma o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Semed, Caio Davinis.

Confirmação da transferência

A confirmação da transferência interna tem que ser realizada até o dia 14 de janeiro. A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, explica que essa divisão da fase de matrícula por etapas é importante para que haja maior organização e mais praticidade, principalmente, para os pais de alunos e a dinâmica das escolas.

"Em dezembro, iniciamos a fase de confirmação de matrícula, para os que já são alunos da rede e que pretendem continuar. Agora, nesta fase de transferência, pedimos que consultem se há vagas disponíveis nas unidades para onde querem ir e, após este primeiro passo, realizem sua solicitação. É importante que responsáveis pelos alunos, ou os discentes que já são maiores de idade, estejam atentos às datas", ressalta a secretári.