Nova Emei no Santa Maria zerará déficit de vagas de creche e pré-escola na região

Obras e Urbanização
12/01/2022 08h20

Consolidar um legado educacional que estimula a humanidade, a criatividade e o aprendizado é meta da Prefeitura de Aracaju para o primeiro momento de crianças na escola. Neste sentido, o Município está construindo uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no bairro Santa Maria, unidade que contemplará, também, o 17 de Março e zerará o déficit de vagas em creche e pré-escola na região.

A obra, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), é resultado de um investimento superior a R$4 milhões, viabilizado por recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e do Tesouro Municipal. A nova Emei terá capacidade para atender 188 crianças na faixa etária dos 0 aos 5 anos e 11 meses.
 
No momento, o serviço está concentrada na instalação de portas, na pavimentação de passeios externos e nos chamados acabamentos finos, como a conclusão das esquadrias, portas, forro, pintura, instalações elétricas e luminárias.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância social de obras deste porte. “Com certeza ali não é só um prédio. Em breve, sonhos nascerão ali e destinos vão mudar a partir da educação. Este tipo de serviço, com certeza, nos motiva a fazer sempre o melhor, porque estamos lidando com vidas, com pessoas que precisam ter a melhor experiência possível no ambiente escolar. Não é uma obra complexa, mas investimos em uma estrutura bastante sofisticada, para oferecer o melhor para quem vive nessa região”, enfatiza o gestor.
 
Projeto
Os acabamentos em cerâmica, do piso e da parede já foram finalizados. A estrutura, que conta com padrão arquitetônico definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é dividida em dois blocos.
 
O bloco A contará com hall; secretaria; sala de professores/reuniões; direção; almoxarifado; sanitários acessíveis para adultos, masculino e feminino; lactário; área para preparo de alimentos (mamadeiras e sopas); duas salas de atividades para creche, com atendimento às crianças de 0 a 11 meses; dois fraldários; sala de amamentação; solário; sanitários P.N.E infantil; copa; lavanderia; rouparia; vestiários masculino e feminino; refeitório; cozinha; despensa; varanda e pátio de serviço.

Já o bloco B compreenderá duas salas de atividades para atendimento às crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses; dois sanitários infantis; duas salas de atividades para as crianças de 2 a 3 anos e 11 meses; um sanitário P.N.E infantil; dois solários; sala multiuso; quatro salas da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses); dois sanitários infantis, masculino e feminino; dois sanitários de professores, masculino e feminino e um depósito. Além disso, o prédio possuirá acesso independente, com guarita, praça, estacionamento com capacidade para 35 veículos, pátio coberto e playground.