Reportagem da TV PMA é premiada em concurso de jornalismo do TJSE

Comunicação Social
14/01/2022 09h22

Uma reportagem audiovisual produzida pela TV PMA, da Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura de Aracaju, conquistou o segundo lugar na Categoria Telejornalismo do Prêmio de Jornalismo do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Os vencedores foram conhecidos nessa quinta-feira, 13, durante a solenidade de premiação realizada no Palácio da Justiça “Tobias Barreto de Menezes”, em Aracaju.

A reportagem audiovisual que conquistou a segunda colocação no Prêmio, assinada pelo jornalista Gustavo Costa, coordenador da TV PMA, com imagens do cinegrafista Jackson Cabral, teve como título “Patrulha Maria da Penha assegura proteção de vítimas da violência doméstica durante a pandemia”.

O trabalho abordou a história de uma das mulheres assistidas pelo projeto, que é uma parceria da Prefeitura de Aracaju com o TJSE, a partir da qual a Guarda Municipal auxilia na garantia do cumprimento de medidas protetivas.

A Patrulha Maria da Penha (PMP) foi criada com o objetivo de garantir o cumprimento de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica na capital. A partir do convênio firmado com o Município, o Tribunal de Justiça de Sergipe encaminha à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) a lista de mulheres que apresentam alto risco de sofrer violência, geralmente por parte de companheiros ou ex-companheiros.

De acordo com o jornalista, a escolha do tema se deu em virtude de a Patrulha ser uma das principais parcerias entre a Prefeitura e o Poder Judiciário. "Esse é um trabalho muito importante que tem assegurado que muitas mulheres consigam quebrar o ciclo de violência e a gente contou uma história de sucesso de uma dessas mulheres assistidas, uma mulher que está conseguindo retomar sua vida enquanto está sob medida protetiva. Hoje ela consegue olhar para sua história e contar isso sem receio de esconder o rosto, está realmente superando essa fase muito difícil da vida dela, que foi a violência psicológica e econômica que sofreu. Tudo isso foi graças à Patrulha”, afirmou Gustavo.

Há mais de dois anos em atuação, a PMP já atendeu a mais de 100 mulheres em situação de risco e, atualmente, faz o acompanhamento diário de 28 mulheres em seus ambientes de trabalho, residências e demais locais onde essa mulher julgue necessária a presença dos guardiões.

Gustavo enfatizou também a importância dos trabalhos realizados pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), apresentando um tipo de conteúdo que vai além do fato de apenas informar, mas que também serve para educar e mostrar para a população aracajuana os seus direitos, garantindo cidadania para todos.

“Essas histórias costumam ser invisibilizadas porque as pessoas afastam essas mulheres que estão sob medida protetiva. Então, trazer esse tema é muito importante e mostra que a comunicação na Prefeitura está indo além de simplesmente uma prestação de contas à sociedade, mas executa também o trabalho de educar, informar e de realmente fazer o trabalho ao qual o jornalismo se propõe, que é tornar uma sociedade mais bem informada e consciente dos seus direitos”, enfatizou o jornalista.

O secretário da comunicação de Aracaju, Carlos Cauê, ressalta que prêmios de jornalismo como o que o TJSE institui é sempre positivo, porque é uma maneira de referenciar a produção jornalística local, a profissão jornalística contemporânea, premiar e homenagear essa produção.

"Para nós, da Secom, é uma gratidão e uma satisfação muito grande, porque também demonstra que, apesar de ser uma instituição de comunicação, nós também estamos praticando o bom jornalismo e estamos competindo com diversos outros veículos. Isso mostra que produzimos um bom jornalismo, que fazemos aqui na Secom um jornalismo ético, jornalismo objetivo, imparcial, e que retrata os fatos que merecem ser retratados”, pontua o secretário.

Para o presidente do TJSE, desembargador Edson Ulisses, o Prêmio de Jornalismo do Tribunal de Justiça busca, através da imprensa, aproximar as ações do Poder Judiciário dda sociedade sergipana, principalmente das pessoas que fazem parte dos grupos fragilizados.

“O nosso momento hoje foi de grande felicidade por estar recebendo a imprensa na cerimônia desta premiação que tem como propósito mostrar a proximidade que o Tribunal tem com a imprensa, porque é através dela que podemos chegar até a sociedade. O Tribunal tem como proposta esse entrelaçamento com a sociedade, prestando contas do que faz, mostrando que não é apenas uma casa de decisão, é uma casa de serviço, de acolhimento de mulheres, crianças e dos grupos fragilizados. Somente através da imprensa livre é que teremos condições de atingirmos essa população que é tão afastada do meio social”, disse o presidente.