Turistas elogiam belezas de Aracaju e cuidados da Prefeitura para controle da pandemia

Indústria, Comércio e Turismo
14/01/2022 08h02

Aracaju vive um momento de forte presença de turistas na cidade neste início de verão. De norte a sul da cidade, sotaques diferentes se misturam em uma só expressão: “É tempo de Aracajuar!” 

São visitantes de outros estados e até países buscando experiências novas, o sol do verão, banho de mar, museus, mercados, provar o caranguejo, dar umas pedaladas na praia, conhecer a cultura local e praticar esportes ao ar livre. 

Todos esses atrativos são largamente encontrados na capital de Sergipe com a reconhecida hospitalidade do aracajuano, e complementados com as obras de infraestrutura, limpeza, paisagismo e mobilidade que a Prefeitura de Aracaju realiza para melhorar a qualidade de vida dos moradores e a experiência turística dos visitantes. 

O casal Luc e Regina Demers tem dupla nacionalidade: ele, canadadense e norte-americano; ela, brasileira e norte-americana. Atualmente, moram em Caldas Novas/GO e resolveram conhecer o Nordeste brasileiro. 

“Já visitamos João Pessoa/PB, Olinda/PE e agora Aracaju/SE. Estamos encantados com as belezas da cidade. O trabalho de limpeza que é feito na beirada da praia, na orla da praia, tá muito perfeito, tudo limpinho, a gente não vê nem mosquito (risos), está de parabéns quem administra a cidade”, elogia a psicoterapeuta Regina Demers. 

Destino seguro 
Além dos elogios à gestão municipal e à hospitalidade do aracajuano, os turistas passaram a observar outro importante aspecto da cidade: os cuidados com a covid-19. 

“Em Aracaju vejo as pessoas usando máscara e isso mostra que vocês estão atentos à covid. Onde tenho passado tenho visto esse respeito de vocês com os cuidados sanitários, estou gostando de ver, me transmite segurança”, observa a brasiliense Ana Menezes. 

A também brasiliense Rosa Maria Cardoso se divertia em família com a performance cultural do artista popular conhecido por  “Cabeça de Galoo” e também classificou a segurança sanitária como fator de atenção em suas viagens. 

“Segurança (sanitária) é o principal pra gente, é o que determina pra onde vamos. Não basta um lugar ser bonitinho tem que ter segurança, tem que ter governo e povo respeitando essa doença e isso a gente está vendo aqui em Aracaju”, afirma Rosa Cardoso. 

“Observei os cuidados da administração deste mercado (Antônio Franco), tá todo mundo de máscara e todos os locais com álcool gel, é importante pra gente. Saímos de casa com saúde e com certeza vamos voltar com saúde”, enfatiza o paulista João Barbosa dos Santos. 

Vacinação 
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o momento 522.107 pessoas receberam a primeira dose contra a covid-19 e 478.610 foram vacinadas com a segunda. 

Para avançar no processo de imunização e controle da pandemia, a SMS está promovendo busca ativa nos bairros para vacinar a população através do carro da vacina; ampliou o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para realizar testagens de covid na população; realiza testagem em assintomáticos por meio do TesteAju e criou o “Filômetro”, ferramenta que monitora o fluxo de atendimento na rede de saúde da capital. 

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Fraga, além dessas medidas no âmbito da SMS, a gestão municipal faz um cuidadoso trabalho de comunicação social para deixar a população informada sobre a doença, emite boletins diários com números atualizados, materiais informativos em redes sociais e calendário com data, local e horário de vacinação para que ninguém deixe de se imunizar. 

“Também tem a desinfecção de áreas públicas e ações de conscientização nos mercados realizadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos e as medidas do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para conter a propagação do vírus”, acrescenta o gestor. 

Jorge Fraga ressalta ainda que entidades do trade turístico e empresários têm atuado, também, no combate à covid-19 com cartilhas de procedimentos e capacitação para seus colaboradores, cartazes em seus estabelecimentos com normas sanitárias, álcool gel em pontos estratégicos, reformulação de layouts para evitar aglomeração de pessoas, novas logísticas de atendimento e a criação de selos de qualidade para estimular associados a cumprir as regras sanitárias. 

“O resultado desse esforço coletivo é o reconhecimento dos turistas de que somos um destino bom, seguro e que estamos trabalhando em favor da vida de todos. É mais um ponto positivo que esses visitantes levarão para seus lugares de origem, é divulgação espontânea da nossa cidade”, avalia Jorge Fraga. 

E é o que pretende fazer o servidor público Jair Antônio da Luz, do município de Capinzal, em Santa Catarina, quando retornar à sua cidade. “Gostamos muito de Aracaju e dos cuidados de vocês com a covid. Quando voltarmos pra casa vamos dizer para os nossos parentes e amigos que Aracaju é um ótimo lugar pra se visitar, eu recomendo”, atesta.