Aracaju recebe primeiro lote de vacina anticovid para crianças de 5 a 11 anos

Agência Aracaju de Notícias
14/01/2022 16h50

Na tarde desta sexta-feira, 14, chegou à capital sergipana os primeiros lotes de imunizante pediátrico contra covid-19 da Pfizer, enviado pelo Ministério da Saúde. A Aracaju foram destinadas 14.600 doses da vacina, a qual foi aprovada, desde o dia 16 de dezembro, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Com isso, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará a vacinação de crianças de 5 a 11 anos neste sábado, dia 15, priorizando o público dessa faixa etária com comorbidades ou deficiência. 

Ainda na tarde desta sexta, a SMS, junto às demais secretarias municipais de Saúde do estado, reuniu-se com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a vacinação das crianças. Conforme a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esse é um público delicado por estar exposto ao vírus, o que exigirá das equipes celeridade na imunização. 

“Sabemos que o vírus procura quem ainda não está vacinado e já percebemos, em outros estados, o aumento de internações de crianças por covid-19. Sendo assim, com a chegada da vacina, estamos deliberando os critérios para o início dessa vacinação”, enfatiza Waneska. 

Aracaju tem cerca de 64 mil crianças entre 5 e 11 anos, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Inicialmente, serão vacinadas as crianças dessa faixa etária com comorbidades. A expectativa de público é 2.000 pessoas.

“Pedimos aos pais que já se adiantem, procurem os pediatras para requisitar relatórios médicos. Lembrando que esses relatórios não são para autorização da vacina, mas sim de informe da comorbidade da criança, inclusive para ela já ser incluída nesse primeiro momento”, destaca Waneska ao ressaltar que o número de doses recebidas ainda é pequeno para vacinar toda este público. 
 
Calendário
A vacinação infantil terá início neste fim de semana, com horário diferenciado, e em três unidades básicas: Carlos Hardman (Soledade), Geraldo Magela (Orlando Dantas) e João Bezerra (Areia Branca).
 
No sábado, 15, a imunização será de 13h às 18h e no domingo, 16, de 8h às 13h. Já nos dias seguintes, de 17 a 21 de janeiro, serão ofertadas oito UBSs: Carlos Hardman (Soledade), Carlos Fernandes (Lamarão), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici), Amélia Leite (Suissa), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Areia Branca).  Nestes locais a imunização ocorrerá de 8h às 15h.

Para receber a primeira dose, o pai ou responsável deverá estar munido da carteira de vacinação da criança, documento de identificação, com foto, da criança e do responsável, comprovante de residência de Aracaju, além de um relatório médico atualizado com CID, assinado pelo médico. As crianças que fazem acompanhamento na rede municipal da capital e estão cadastradas no Prontuário Eletrônico, com a comorbidade descrita, não precisam apresentar o relatório.

A vacina contra a covid-19 em crianças não pode ser administrada junto com outro imunizante. Neste sentido, a recomendação do Ministério da Saúde é que haja um intervalo de 15 dias para a administração do imunizante. Neste grupo, das crianças de 5 a 11 anos, o intervalo entre a primeira e a segunda dose será de oito semanas.

Comorbidades e deficiências
São consideradas comorbidades as seguintes condições de saúde: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave); hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doenças cardiovasculares; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática; síndrome de Down; autismo e deficiências permanentes (auditiva, visual, motora e mental).