Dia do Farmacêutico: Prefeitura reconhece importância desse profissional na rede de saúde

Saúde
20/01/2022 06h00

Celebrado nacionalmente em 20 de janeiro, o Dia do Farmacêutico, instituído pela Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, do Conselho Federal de Farmácia, é uma data para  reconhecer e dar maior visibilidade à categoria.

Neste sentido, a Prefeitura de Aracaju homenageia todos os 58 farmacêuticos atuam na Secretaria Municipal da Saúde, seja na Rede de Urgência e Emergência (Hospitais), de Atenção Primária (UBSs), Atenção Psicossocial (CAPS), Atendimento Especializado (Cemar) e na gestão da assistência farmacêutica.

O profissional farmacêutico pode desempenhar atividade em 135 especialidades farmacêuticas, agrupadas em dez linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

Coordenadora da Rede de Assistência Farmacêutica e Insumos (Reafi/SMS), Maria Cristiane Trindade de Almeida explica que o trabalho dos farmacêuticos na rede de saúde de Aracaju está diretamente associado à dispensação de medicamentos com foco no paciente.

"Mas dentro dessa atuação há uma infinidade de possibilidades no cuidado dos usuários. "Orientação sobre a utilização correta do medicamento prescrito, como o melhor horário, via de administração, tempo de tratamento e também sugerir terapias alternativas como a importância de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida”, destaca Maria Cristiane.

Já no trabalho voltado à gestão, na Secretaria Municipal da Saúde, o profissional de farmácia é responsável pelo monitoramento do controle de estoque, processos e fluxos de trabalho, seguimento das normas sanitárias para manter as boas práticas de armazenamento e dispensação, adotando estratégias necessárias para um bom planejamento e otimização do acesso a medicamentos.

“Há também a participação da Comissão de Farmácia e Terapêutica – CFT, onde se discute sobre a seleção, inclusão e exclusão de medicamentos e/ou insumos na relação municipal de medicamentos e correlatos padronizados para atender aos serviços essenciais dessa Secretaria”, salienta a coordenadora da Reafi.

Dispensação de medicamentos

As 45 Unidades Básicas de Saúde de Aracaju (UBSs) possuem serviço de assistência farmacêutica, dispensando medicamentos diversos,e oito delas dispõem de medicamentos de uso controlado.

Para ter acesso aos medicamentos, o usuário deve apresentar, além da prescrição médica/odontológica ou da enfermagem, um documento de identificação com foto e CPF, cartão SUS, comprovante de residência de Aracaju ou cartão da Pasta Família.

Validade das receitas: para medicamentos de uso contínuo como diabetes e anti-hipertensivos - três meses; anticoncepcionais - seis meses; antibióticos - dez dias, e os demais medicamentos até 30 dias.