Filômetro otimiza atendimento nos hospitais municipais de Aracaju

Saúde
18/01/2022 13h20

Com o objetivo de orientar a população e otimizar o fluxo no atendimento de casos de síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, lançou, no início deste mês, o "Filômetro".
 
A ferramenta, uma das estratégias do Plano de Contingência para o enfrentamento à Influenza, auxilia os usuários na busca por esse tipo de serviço, e, desde sua implementação, houve uma redução de cerca de 70% nos atendimentos dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, quando comparado com período anterior a este serviço, e ampliação para todas as Unidades Básicas de Saúde. 

“No dia 28 de dezembro do ano passado, o Hospital Fernando Franco foi responsável por 6,4% de todos os atendimentos de síndromes gripais da rede de saúde de Aracaju, e o Nestor Piva, 4,8%. Quando analisamos o dia 16 de janeiro, vemos que esses atendimentos caíram para 1,9% e 1,6% respectivamente. Esses números reforçam a efetividade do Filômetro, e comprovam que a população tem utilizado a ferramenta antes de buscar a Unidade Básica de Saúde”, destaca o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.

De segunda a sexta-feira, além das urgências dos hospitais municipais, todas as UBSs de Aracaju estão aptas a acolher pacientes com sintomas gripais e direcioná-los para o melhor atendimento. De 24 de dezembro de 2021 até o momento, essas unidades já realizaram 26.330 atendimentos. 

Atualmente, dez Unidades Básicas realizam testes para detecção da covid: UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Cândida Alves (Santo Antônio); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); UBS Santa Terezinha (Robalo); UBS Eunice Barbosa (Coqueiral); UBS Roberto Paixão (17 de Março); UBS Celso Daniel (Santa Maria) e UBS Anália Pina (Almirante Tamandaré).

Classificação das filas
Atualizada pela Secretaria Municipal da Saúde, a página filometro.aracaju.se.gov.br, integrada ao site institucional da Prefeitura, permite verificar a situação das filas, classificadas em três níveis, bem como o endereço de cada unidade de saúde. Nas Unidades Básicas de Saúde há pouca fila com atendimento de até 10 pessoas, fila moderada quando estão sendo atendidas entre 11 e 30 pessoas e fila intensa quando o fluxo supera 31 pessoas. 

Já nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, o atendimento é considerado baixo com até 30 pessoas, moderado quando atende entre 31 e 60 pessoas e intenso quando mais de 60 pessoas estão sendo atendidas.