Organização e conservação dos mercados municipais é reconhecida por feirantes e consumidores

Serviços Urbanos
19/01/2022 13h40

Na capital sergipana, os mercados públicos fazem parte da rotina da população, a qual reconhece o empenho da Prefeitura de Aracaju para garantir a regularidade dos serviços de conservação desses espaços de comercialização administrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
Para Gilson Santana, comerciante que atua no Mercado Maria Virgínia Leite Franco, no Centro, a iniciativa da gestão municipal de realizar mutirões mensais, durante a terceira segunda-feira de cada mês, proporciona melhores condições de trabalho, pois garante a retirada de resíduos, varrição, lavagem de todos os setores, além de dedetização e desratização.

“Antigamente o mercado não tinha essa limpeza que tem hoje. Além desse serviço mais reforçado uma vez por mês, todos os dias os agentes deixam tudo organizado depois do nosso expediente. No meu box costumo manter as coisas em ordem, pois temos que fazer a nossa parte também para que os turistas continuem elogiando o mercado. Eles sempre saem com boa impressão daqui”, afirmou Gilson.

“É todo um conjunto, desde a lavagem do mercado à organização dos corredores, tudo isso contribui para o incremento das nossas vendas. A gestão municipal está de parabéns”, complementou o permissionário Fagner Nascimento. 

Frequentadoras assíduas do Maria Virgínia, as consumidoras Francisca Vieira e Isabella Costa também aprovaram o empenho da administração municipal para manter o ordenamento no centro de compras. “Sempre que venho aqui encontro os corredores e boxes arrumados”, citou Francisca. “O pessoal da limpeza está sempre atento também a higiene dos banheiros”, observou Isabella. 

Para Darlan José Pimentel, “a Prefeitura está fazendo um excelente trabalho no mercado". "É um ponto da cidade que vale a pena visitar. Porém, é preciso que os feirantes colaborem para deixar tudo bem cuidado. A higienização tem que começar por eles”, salientou o consumidor.

Para o coordenador do Maria Virgínia, Nivaldo Mota, o cumprimento diário do cronograma garante o bem-estar dos feirantes e visitantes. “Fazemos a lavagem dos setores de hortifruti, carnes e pescados após o encerramento das atividades, além da varrição e recolhimento de grandes embalagens que é executado ao longo do dia”, detalhou. 

As práticas de higienização também são ressaltadas por aqueles que comercializam e circulam pelo mercado setorial da zona Sul da cidade, o Mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco. É o caso do feirante Sérgio Santos Oliveira. “Esse trabalho de limpeza é muito importante, principalmente nesse período de pandemia onde a higienização dos ambientes deve ser reforçada”, disse ele. 

“Venho ao Milton Santos uma vez por semana e todas as vezes encontro tudo organizado. Os agentes ficam atentos ao recolhimento do lixo e tenho certeza que isso atrai mais clientes. As pessoas preferem consumir alimentos de locais que ofereçam um cuidado maior com a higiene”, destacou a advogada Yasmin Taciana. 

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, esse reconhecimento é fruto do planejamento colocado em prática pela Prefeitura de Aracaju, desde 2017, agregado ao trabalho de conscientização dos feirantes, no tocante à manutenção da higiene. 

“A regularidade nas ações de limpeza nos principais mercados da nossa cidade, no que se diz respeito ao abastecimento, como o Maria Virgínia e o Milton Santos, estão sendo mantidas desde o início da gestão. São procedimentos mais reforçados, em que são realizadas a desratização, dedetização e lavagem de todos os equipamentos, o que garante um espaço mais limpo e organizado, potencializando a venda dos nossos permissionários, bem como garantindo um ambiente seguro para aqueles que irão adquirir os produtos lá comercializados”, enfatizou Luiz Roberto.