Prefeitura aplica dose de reforço contra covid em pessoas em situação de rua

Saúde
19/01/2022 16h43

Desde o início desta semana, as pessoas em situação de rua, na capital sergipana, estão recebendo a dose de reforço da vacina contra a covid-19. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua realizando a busca ativa diária dessas pessoas, um público de 458 pessoas, para reforçar o esquema vacinal delas.

De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua da SMS, Jayane Trindade, a equipe segue com a busca ativa para a vacinação contra a covid -19, de segunda a sexta-feira, percorrendo toda a capital, em territórios já acompanhados pelo serviço, e em outros locais que também concentra pessoas em situação de rua e profissionais do sexo.

“Nessa busca ativa para aplicação da dose de reforço, sensibilizamos as pessoas, falando sobre a importância de concluir o esquema vacinal, para uma maior proteção. Vacinar esta população é garantir o direito à saúde, promovendo a proteção coletiva, e consequentemente uma maior qualidade de vida a este público, que tem uma maior vulnerabilidade e está mais exposto a este vírus e de outros agravos também”, explica.  

Ainda segundo Jayane, algumas pessoas que tomaram as primeiras doses em Aracaju já não estão mais no município. “Mas durante as aplicações das primeiras doses, passamos todas as informações a respeito da vacinação, bem como do cartão de vacina e de possíveis lugares em que eles poderiam buscar o reforço, caso saíssem do município”, enfatiza.

Consultório na Rua 
A estratégia, desenvolvida pela SMS, é formada de equipes multiprofissionais e realiza ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. Atualmente, o Consultório na Rua é composto por duas enfermeiras, uma psicóloga, duas técnicas de enfermagem, um médico, duas assistentes sociais e uma coordenadora. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e tem como sede administrativa a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Céu, localizada na rua Maruim, no Centro.

Dentro da rede assistencial prestada à população em situação de rua, o Município oferta serviços do Consultório na Rua e do Projeto Redução de Danos. As ações realizadas pela equipe do Consultório na Rua acontecem de maneira integrada e compartilhada com a Rede de Atenção Básica (Reap) e nos demais centros de atenção em Saúde, a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e serviços de urgências e emergência.