Com lambes e grafites, Prefeitura difunde arte local no novo Terminal do Mercado

Cultura
20/01/2022 10h52

Disseminar a arte aracajuana nos meios urbanos, onde a população possa contemplar e se reconhecer através dos seus próprios traços culturais, é uma das premissas da Prefeitura de Aracaju no curso da execução da Lei Aldir Blanc.

Neste sentido, espaços públicos e de grande circulação de pessoas, a exemplo do novo Terminal do Mercado, tornaram-se estratégicos para que a gestão cultural não só cumprisse esse propósito, como também potencializasse os mais de 500 projetos contemplados na lei emergencial.

Em fase de conclusão, a obra de construção do novo terminal, além de entregar infraestrutura da melhor qualidade, também se transformará em mais um polo de arte através das intervenções do projeto Colora. O local foi contemplado com painéis em grafite, escultura em fibra de vidro e, mais recentemente, lambes do artista Fábio Sampaio.

O trabalho do Fábio, intitulado ‘Os Desenhos de Atalaia’, foram produzidos nos primeiros 15 dias de isolamento imposto para controle da circulação do coronavírus, como uma espécie de diário de bordo, com anotações no verso e sob os desenhos, pinturas e colagens garimpadas no ateliê do artista.

“É uma intervenção pensada para ficar próxima das pessoas, para que elas possam visualizar os detalhes. É uma grande satisfação poder exibir meu trabalho nos terminais e aproximá-los das pessoas, esse é um grande trunfo da Lei Aldir Blanc”, destaca Sampaio.

A exposição de lambes se soma à escultura de fibra de vidro do artista Ruy Andrade, que utiliza ideogramas e escrita japonesa, em uma obra que dialoga com a pandemia; e também aos painéis em grafite dos artistas André Chagas e Donavan Kob, que apresentam elementos da sergipanidade.

Todos esses projetos foram selecionados nos editais executados pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com recursos destinados pelo Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc. O trabalho artístico executado no novo Terminal do Mercado tem o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).